Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

quinta-feira, setembro 29, 2005

Saudades de ti....

Quando a noite cai...
recordo meu coração
negro, sem luz
onde cada lágrima
é uma estrela.
São milhares, milhões delas
pontos luminosos no céu
saudade dentro de mim
Quando amanhece...
recordo o teu sorriso
sol que me aquece
ilumina a minha alma
desperta os meus sentidos
acorda todo o meu ser
e me sussurra ao ouvido
Bom dia!

Como é possivel?



Recebi ontem por mail esta notícia:

Existe um japonês em Nova York, que criou uma nova "arte" à qual deu o nome de : BonsaiCats. Dá um relaxante muscular aos gatos e coloca-os dentro de vidros. VIVOS! São alimentados por pequenos tubos e respiram por um pequeno orifício, e ali são mantidos toda a sua vida sem se moverem. Os gatinhos vão tomando a forma do recipiente onde são insiridos porque tudo isto é feito enquanto eles são muito pequenos.

Como é possivel ser-se tão cruel? Onde anda a Sociedade Protectora dos Animais? Pior do que este indivíduo, só mesmo as pessoas que "alimentam" estas loucuras adquirindo estas "peças de arte". Possivelmente também elas foram submetidas à "arte" Bonsai e encontram-se com o cérebro e o coração atrofiados. Bonsai é considerada uma arte. Pode ser estéticamente muito interessante em plantas. Ter árvores miniatura em casa pode ser muito bonito, mas para mim representa a Natureza atrofiada. É isto que o ser humano está a fazer à Natureza? Como fazemos parte dela, pelos vistos acompanhamos esse processo e vamos atrás sem darmo-nos conta deste suicídio lento.

Se alguém quiser mais informações: www.bonsaikitten.com No site explica tudo e até como adquirir o kit!

terça-feira, setembro 27, 2005

Uma outra maneira de começar o dia....


Hoje é dia de aula prática com T.P.C.. Vamos treinar a persistência e avaliar a amplitude de abertura da mente.
Exercícios:
Ao acordar: Colocar-se em frente a um espelho. Fazer três respirações profundas: inspirar pelo nariz, levantando os braços pela frente, dilatado a "barriguita". Suster com ar e contar até 10. Expirar devagar, pela boca, baixando os braços lateralmente e imaginando fumo preto a sair pela boca (são só os pensamentos negativos a sair, não se assuste!), contrair o abdómen e suster sem ar contando até 10. Repetir 3 vezes. Depois olhe-se no espelho, olhos nos olhos de preferência e sorria (se der uma gargalhada tanto melhor) e diga: SOU FELIZ! (pode ser em voz alta ou só para si). Por fim imagine-se dentro de um casulo de luz onde nada lhe pode acontecer. Esta protecção é melhor que qualquer desodorizante e não é só para os maus cheiros. Protege durante o dia todo.
Durante o dia: Sorria sempre que puder e repita a frase : SOU FELIZ! (Não é aquele programa "quando o telefone toca", mas pode vir a ouvir muita "música" se for persistente).
À noite: repetir os exercícios da manhã.
Pode só fazer o exercício da manhã, mas a nota a persistência não será a mesma se fizer tudo, e os objectivos finais serão mais demorados. Não se podem introduzir novos dados ao exercício como: dúvidas, medo... o resultado final nunca seria o mesmo, pode até não ser nenhum. No entando pode aumentar gradualmente o numero de repetições. Os resultados e nota final serão dados por si, com justa avaliação, penso eu, e afixados na sua vida.Qualquer dúvida... estarei aqui.
Boa Sorte!
Será que tem a mente suficientemente aberta para experimentar isto durante uns dias e depois analisar os resultados?
É possivel, ao ler isto, alguém tenha pensado que me deu um ataque de demência, mas nada como experimentar as coisas para avaliar se funcionam ou não! (método científico).Sorriam!

domingo, setembro 25, 2005

Mais um....


Mais um ano lectivo está a começar. Já se sente o frenesi no ar. O trânsito nas grandes cidades intensificou-se, a corrida às grandes superfícies, papelarias e livrarias para comprar material escolar é evidente. As inscrições prosseguem, com tudo o que isso implica: preenchimento de impressos (quase é preciso tirar um curso para responder a tanto requisito, códigos... e paciência também), fotografias, enfim... papel, papel, papel!
Uns vão pela primeira vez sentar-se nos bancos da escola. É vê-los com mochilas pesadas quase maiores do que eles. Mal sabem o longo percurso que os espera de "peso às costas". Outros estão no fim do seu trajecto, expectantes quanto ao futuro. E para muitos outros é mais um ano de profissão de estudante.
Os meus pais sempre me diziam que os tempos de estudante eram os melhores. Eu, como tantos jovens que pensam que os pais nunca os entenderam, ripostava: Vida de estudante? Sem horários nem honorários? Tomara já estar livre disto a fazer o que gosto e a ser independente!
Também é a época do Outono nas carteiras dos pais com filhos a estudar. É o cair da "nota". Só o preço dos livros... É a guerra das editoras. É ver quem faz livros com mais "bonecos" e menos conteúdo. Concordo que se cative o aluno, mas não exageremos com tantas fontes de distracção. Tem outro contra, o que parece muita matéria, muitas páginas para estudar, vendo bem é só "palha"! Eu sou do tempo... tal como se dizia num anúncio, em que cada disciplina tinha um único livro, e este passava do meu irmão para mim e 6 anos depois para a minha irmã.Não foi por isso que deixei de aprender.
Ainda não tinha acabado a minha vida académica, passei para o outro lado. Fui professora. Aprendi muito com os meus alunos. Passei uma época em que se discutia se os professores também deviam ser educadores. Nunca consegui separar as duas coisas. Não que um professor possa substituir os pais, mas pode completar em muita coisa a educação de um individuo. Pode marcá-lo para a vida. Com todas estas reformas, pai e mãe a trabalharem fora, crianças e jovens passam mais tempo fora de casa e nos estabelecimentos de ensino do que com os seus progenitores. Senti que em alguns casos, alunos meus me confiavam muito de si e contavam muito comigo em questões que não conseguiam falar com os pais. Aprendi também que tinha vantagem em lembrar-me que antes de ser professora já tinha sido aluna. Isso facilitou-me muito em termos de comunicação e compreensão. Sei que mudei o rumo da vida de muitos deles. Isso faz-me ver as responsabilidades de um professor.
Neste momento, além de aluna, o "bichinho" de professora não morreu, mas acima de tudo sou aluna nesta escola que é a vida. No fundo todos seremos sempre alunos e professores.
Queria deixar uma mensagem a todos os que vão iniciar mais um ano lectivo ou que já iniciaram: acreditem em vocês, acreditem nos vossos sonhos, vão em frente e lutem! É meio caminho andado para o sucesso fazer o que se gosta!

sexta-feira, setembro 23, 2005

Poema de Alberto Caeiro, o guardador de rebanhos


O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...

Para mim é importante procurar viver cada momento que passa porque só isso existe. Para mim é importante observar pequenas coisas porque é na simplicidade que encontramos grandes revelações.

Conversa de mulheres...



Numa das minhas viagens periódicas de comboio não pude deixar de ouvir a conversa entre duas mulheres que estavam sentadas à minha frente. Na casa dos cinquentas, comentavam o novo programa de televisão, "a,b,sexo", que teve como tema: sexo oral.

Dizia uma delas: mulher que se preze, que seja digna, não faz certas coisas. A outra comentou: só não faz se não existir já "chama", ou se nunca existiu. Aí, já com uma voz mais baixa, retroquiu a primeira: eu tive um casamento muito feliz até o meu marido se apaixonar por outra. Até tivemos uma separação amigável.

Isto dá que pensar... ou não?

Mais um blog... pois é... depois de alguns anos a visitar blogs e a comentar em alguns deles, resolvi criar o meu. Não que tenha jeito para escrever, desde já vos faço passar esta minha limitação, mas porque acredito que cada ser humano tem a sua forma muito especial e única de sentir, de pensar, de fazer o seu percurso, e é essa troca de experiências que nos conduz a uma evolução e a uma maior aceitação e compreensão dos outros e de nós mesmos.
Ninguém pode "fazer a cabeça" de ninguém, mas por vezes ao lermos certas coisas damo-nos conta do despertar de conhecimentos adormecidos em nós. Por vezes isso pode mudar a nossa maneira de ser ou até o nosso rumo. Quando alargamos horizontes, e nos permitimos reflectir sobre ideias novas, isso pode constituir um ponto de viragem nas nossas vidas. Cada um tem a sua verdade, mas há quem ainda não tenha descoberto a sua neste Mundo onde existe pouco tempo para olharmos para dentro de nós mesmos. Também já me aconteceu várias vezes, estar a puxar pela criatividade para comentar ou argumentar um post e no fim ao ler, ver naquelas palavras algo que eu precisava para mim mesma.
Um outro objectivo pensado para este blog, foi tentar trazer um pouco de Paz à tão antiga "Guerra dos Sexos". Criar um espaço, onde homens e mulheres pudessem livremente e sem tabus expressar as suas dúvidas, as suas maneiras de viver e procurassem entender as suas diferenças, semelhanças e objectivos.
Eu, como mulher, procuro viver essa minha essência da melhor maneira possivel, explorando-a ao máximo. É um pouco dessa minha experiência de vida que quero partilhar com quem por aqui passar. Tenho a minha filosofia de vida e não vou "impingi-la" a ninguém. Vou simplesmente dá-la a conhecer, assim como sei, vou aprender muito com os comentários e sugestões que aqui me quiserem deixar.
Um sorriso é grátis. Um sorriso faz milagres! Sorria!
P.S Desafiem-me! Adoro desafios :) Já me chamaram de idealista... eu luto pelos meus ideais!