Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

segunda-feira, outubro 31, 2005

Halloween



O que é para vocês o Halloween? Como comemoram? O que sentem?

Raízes... Tradições...



Eu sou uma pessoa de "raízes", de tradições. Já algumas vezes. o facto de "criar raízes", condicionou-me. Lembro-me, por exemplo, na altura em que me candidatei à faculdade. Não entrei nesse ano por duas décimas. Foi uma frustação. Podia ter ido estudar para Coimbra ou para o Porto, mas em vez disso resolvi ficar um ano à espera. Não me imaginava sair do sítio onde tinha nascido e onde ainda hoje moro. Isso mudou muito o meu trajecto de vida. Nunca saberei se para melhor ou pior, mas quase de certeza ter-me-ia feito muito bem ir estudar para longe de casa. Opções! Hoje teria feito de maneira diferente. Eu adoro viajar, mas sabe-me tão bem regressar a casa... Estas "raízes" chocam por vezes com a minha ânsia de conhecimento , o alargar de horizontes e a necessidade de mudança. Não sei onde fui buscar esta necessidade de "raízes" se tantas vezes as considero nefastas e não fazendo parte de mim. O apego ao passado e às coisas, por vezes é destrutivo, impede-me de evoluir em certos sentidos. Também sempre dei muito valor às tradições. Muitas coisas que me foram passadas pelos avós, pelos pais, ainda mantenho e passo-as para os meus filhos. Cheguei a pensar que os meus filhos não ligavam nenhuma a essas coisas e que até brincavam com isso. Hoje porém vejo-os a incentivarem-me para não quebrar certas tradições. Senti isso bem presente no último Natal. O ano passado, por vários motivos, não tive muita vontade de comemorar esta data, pelo menos com o espírito usual, e dei com os meus filhos a sentirem a falta de todos aqueles promenores da tradição Natalícia com que foram habituados desde que nasceram. Mas... a tradição já não é o que era... (onde é que eu já ouvi isto?). Às vezes entristece-me ver que vamos perdendo muito das nossas tradições. Em contrapartida, "importamos" outras. Importamos tudo! E assim, nesta altura, lá vai mais uma corridinha às lojas, para comprar uma abóbrinha, uma bruxa, um fantasma... Eu preferia que as nossas tradições, foclore, fossem mantidas, algumas ressuscitadas e porque não descobertas. É a cultura de um povo. Isso para mim é importante. Faz parte de nós. Analisando de outra maneira, também contribui para quebrar a monotonia do dia-a-dia, são motivos de comemoração, ajuda-nos a nivel criativo, proporciona convívio entre as pessoas... Acima de tudo o importante é viver o espírito de cada tradição. O dinheiro não compra tudo.

sábado, outubro 29, 2005

Escrevem os célebres...

"Devemos deixar os outros com água na boca. O desejo é a medida da estima. É bom mitigar a sede corporal, mas não saciá-la inteiramente: o bom é duplamente bom se for pouco. Perde-se muito à segunda vez. As grandes doses de agrado são perigosas, pois conduzem ao desprezo da mais alta perfeição. A única regra para agradar é encontrar um apetite que se deixou faminto. É mais estimulante um desejo impaciente que uma saturação de prazer. Uma felicidade que se paga com aflições contenta duplamente."
Gracián, Arte da prudência

sexta-feira, outubro 28, 2005

As aparências iludem...

Há uns anos atrás, eu e o meu marido entrámos numa loja muito "in" de móveis. Logo de imediato uma senhora, que se encontrava atrás de um balcão, levantou-se, e de cabeça erguida, costas muito direitas, dirigiu-se a nós. Olhou-nos de cima abaixo. Coisa que eu detesto. Realmente talvez não estivéssemos vestidos à altura para a ocasião ou local. Tinhamos acabado de fazer uma longa caminhada, estávamos um pouco transpirados, de sapatos e roupa próprios para o efeito. A senhora empinou o nariz e perguntou: Que desejam? Nós íamos procurar uns candeeiros para a nossa sala. Começamos o "tour" pela loja, sempre com aquela presença altiva atrás de nós fazendo questão de dizer a toda a hora o preço dos candeeiros com um ar de quem estava a perder o seu precioso tempo connosco. A certa altura vi uma jarra com borboletas. Adoro borboletas. Fiquei encantada com aquela peça. O meu marido perguntou o preço. A dita senhora, olhou-nos com um ar de gozo e respondeu: Esta jarra é muito cara, é uma Versace e como pode calcular... De pronto o meu marido retorquiu: Versace ou não, gostámos da jarra, por favor pode embrulhá-la porque vamos levá-la. Bom... escusado será dizer que a partir daí fomos tratados nas "palminhas". Até nos vieram trazer vários candeeiros a casa para vermos quais ficavam melhor na nossa sala. Sempre que olho para a jarra, lembro-me deste episódio e o quanto é triste as pessoas agirem desta maneira. É preciso mostrar que se tem algum dinheiro para ser-se bem tratado? Apesar de ser da opinião que o nosso exterior reflecte o nosso interior, sei também o quanto as aparências iludem. Já não é muito bom fazermos julgamentos, mas crescemos a fazê-los, faz parte do ser humano, quanto mais julgarmos e pormos de parte as pessoas pela sua aparência. Todos somos especiais, todos temos algo para dar. Nem todas as pessoas encaixam na nossa maneira de ser. Também não pudemos agradar a todos. Sempre penso que quem se cruza no nosso caminho, tem algo para nos ensinar e algo para aprender connosco. Pela minha maneira de estar na vida, nada acontece por acaso. Esta senhora, que apareceu nao minha vida nesta situação pouco agradável, ensinou-me alguma coisa. Fez-me sentir na pele o que é a descriminação, por exemplo. Eu saí-me bem desta situação, mas muitos não têm essa sorte. Porque não aceitar os outros tal como eles são? Porque não dar oportunidades às pessoas de mostrarem o que realmente são? Porque não tentar ver para além do que nos é mostrado?

quarta-feira, outubro 26, 2005

Amores Perfeitos...


Existem Amores perfeitos?
Possivelmente uns destacam-se de outros...ou são diferentes...

terça-feira, outubro 25, 2005

Moda... de novo...


Não é de todo desconhecido que muitas mulheres preocupam-se com o estado da sua pele. Felizmente isto também vai sendo, de alguma forma, sentido pelos homens. Não só por uma questão de estética mas por uma questão de saúde. A pele é o nosso maior orgão e contém inúmeras funções. No entanto, a maioria esquece-se que não bastam bons cremes e que a manutenção e beleza da pele passam por uma alimentação variada e saudável e por um equilíbrio da parte emocional.
Isto tudo para vos relatar uma pequena curiosidade acerca de "modas". Hoje em dia apreciamos uma pele com um tom mais bronzeado, mas há uns tempos atrás as mulheres tudo faziam para manter a tez o mais pálida possivel. Sabe-se que no séc XVII, uma senhora de nome Toffana, introduziu na corte italiana uma substância tão forte para branquear a pele que 600 homens morreram envenenados por beijarem as esposas. É bom ponderarmos até onde nos podem levar as "modas". Os bronzeados excessivos, as dietas, o exagero de práticas físicas... tudo o que nos possa levar aos padrões criados pela sociedade, pode ser muito prejudícial para a nossa saúde. Há que escutar o nosso organismo e respeitarmo-nos acima de tudo.

segunda-feira, outubro 24, 2005

Qual a vossa opinião?


Onde "reside" a sensualidade numa mulher?
A sensualidade é inerente à mulher, ou é algo que esta cultiva?
Sensualidade e charme são a mesma coisa?

sábado, outubro 22, 2005

Modas




O meu avô contava, com uma certa graça, que em jovem costumava ir com os amigos para a paragem do eléctrico para verem os tornozelos das mulheres quando estas subiam para o meio de transporte. Ficavam todos entusiasmados quando algumas destas senhoras, por descuido ou por ousadia, levantavam as saias uns centímetros a mais do que era costume. Hoje a moda é bem diferente. Nem imagino o que o meu avô sentiria ao passear por aí ou se fosse à praia. Sem dúvida que estas mudanças no vestuário, principalmente a nível prático, foram vantajosas, mas será que a outros níveis também o foram?

quinta-feira, outubro 20, 2005

Hora de ponta

Ontem, ao andar de metro na hora de ponta, e como o percurso era grande, observei um fenómeno para mim intrigante. As pessoas preferem ficar amontoadas junto às portas no metro a espalharem-se pelos corredores sem ninguém, dificultando a saída e entrada nas estações, e até mesmo impedindo a entrada. Sim! Porque eu vi muitas pessoas ficarem apeadas por não conseguirem entrar. Estranho ver alguém ficar do lado de fora, porque não conseguiu "furar" aquela barreira de gente "estacionada" à porta e existir um lugar vago ao meu lado. Porque será que isto acontece? Será pressa de chegarem aos seus destinos? Será que aquela hora já não conseguem pensar?...

terça-feira, outubro 18, 2005

Bach ou heavy metal?


Masaru Emoto, cientista japonês, demonstrou como o efeito de determinados sons, palavras, pensamentos, sentimentos, alteram a estrutura molécular da àgua. A àgua é submetida a diferentes agentes (música, palavras, imagens, gravações de vozes, etc) durante um determinado tempo, depois algumas gotas dessa àgua são congeladas em pequenos recipientes a uma temperatura de -25 graus durante 3 horas, seguidamente são observados ao microscópio os cristais formados e fotografados. Apesar de não existirem 2 cristais iguais, eles apresentam características muito semelhantes quando sujeitos a um mesmo agente.
Como a àgua cobre grande parte do nosso planeta, e entra numa grande percentagem na composição do nosso organismo, seria bom ponderarmos sobre o que pensamos, ouvimos, sentimos...
foto da esquerda: molécula de àgua exposta a energia do som da ária para corda em sol de Bach
foto da direita: molécula de àgua exposta ao som de um rock heavy metal
Para mais informações podem consultar: www.hado.net ; www.hado.net/index2.html

segunda-feira, outubro 17, 2005

Ser - Mão


Queria partilhar aqui mais um dos mails que recebi



SER - MÃO


(....) Disse-me, então, que o maior sermão que podemos pregar é .

SER-MÃO...
que levanta quem caiu;

SER-MÃO...
que sinaliza esperança pra quem se sente sozinho;

SER-MÃO...
de solidariedade pra quem se encontra cercado
e encurralado por toda forma de conflito;

SER-MÃO...
de perdão pra quem traiu;

SER-MÃO...
de misericórdia pra quem se sente no fundo do poço;

SER-MÃO...
de bênção pra quem não tem nada e um nada se sente;

SER-MÃO...
que aponta o céu,
mesmo que a única realidade presente seja o inferno,

SER-MÃO...
que fala sem palavra alguma,
onde só se ouça o gesto da mão ...

(Autor Desconhecido)
***

Nome... idade... ddtc... foto...



Tenho-me interrogado várias vezes sobre o tipo de afectos que se desenvolvem nas salas de chat. Não nego que frequento algumas dessas salas, embora com menos regularidade que há uns tempos atrás, até porque de ano para ano noto muita diferença na maneira como as pessoas utilizam este meio de comunicação. As pessoas tornaram-se desconfiadas e dificilmente consegue-se ter uma conversa interessante sem que hajam segundas intenções por trás. É um mundo onde se mistura muito a realidade com a ficção. Cada um tem os seus objectivos, que nem sempre são detectados logo de início. Muitas pessoas servem-se deste veículo de comunicação para trocarem ideias, fazerem amizades, ou como ponto de encontro com amigos. Também por vezes funciona como se fosse um teatro onde pessoas intrepretam o papel daquilo que gostavam de ser na realidade e não ousam ser, ou até homens fazem-se passar por mulheres e vice versa para conseguirem uma maior abertura da pessoa do outro lado do ecran. Outra vertente, pode ser utilizarem este meio como "saco de pancada", descarregando aqui todas as suas irritações, por vezes insultando sem dó nem piedade. Outros utilizam estas salas de conversação como se fosse aquilo a que chamo A.C.A, associação dos carentes anónimos. Todos temos as nossas carências, sem dúvida, mas na minha opinião esta forma de compensar carências, em lugar de trazer algo positivo pode agravar a situação. É como caminhar sobre um terreno que não se conhece de olhos vendados. Nem sempre do lado de lá está alguém capaz de compreender o que se sente, ou descodificar muitas coisas em meia dúzia de linhas escritas de forma telegráfica. Quando uma pessoa está carente, torna-se vulnerável e pode ser uma presa fácil para certas pessoas sem escrúpulos e manipuladoras. Outros utilizam esta via como uma alternativa às linhas eróticas, e para satisfação imediata. Não querendo ser demasiado dura, também é uma opção mais segura e económica à prostituição. Por vezes também é como assistir a um programa do tipo "Levanta-te e ri". São trocadas piadas e assim se passa um pouco do tempo de lazer (às vezes de trabalho). Já algumas vezes me fez lembrar aqueles anúncios de jornal: "cavalheiro, procura senhora para compromisso sério. Sigílio absoluto". Mas tudo tem as suas consequências. Por vezes desenvolvem-se afectos, e não raramente porque as pessoas vêem no outro uma personagem criada por si. Quando se conhecem pessoalmente isso pode vir a ser uma grande desilusão pelas expectativas criadas. Comparo estas relações a como começar a casa pelo telhado. As palavras têm a força que lhes quisermos dar. Quando lemos um livro, cada um imagina as personagens e o meio envolvente à sua maneira. Até a própria mensagem de um livro pode ser intrepretada de maneira diferente conforme o estado de espiríto da pessoa na altura que o lê. Já li livros mais que uma vez e sempre descubro coisas diferentes. Para mim é importante conhecer alguém pessoalmente. Acredito que além do que uma pessoa possa mostrar ou dizer, existe uma linguagem subtil entre os 2 corpos que muitas vezes não conseguimos dar conta. É por isso que por vezes acontece conhecermos alguém, que até foi simpático mas com o qual não criámos nenhuma empatia. Assim como falamos na tal "química" sentida em determinados encontros. Nestas conversas virtuais, também acaba por existir uma grande falha de comunicação, porque além de se escreverem frases "tipo telegrama", ainda está-se sujeito à intrepretação da pessoa do outro lado do ecran, porque faltam aqui muitos ingredientes: o tom de voz, a expressão corporal, o olhar....

Já algumas pessoas me disseram que levo estas conversas virtuais muito a sério. Já chorei, já ri, já me zanguei, enfim, já senti muita coisa, mas não consigo esquecer, que do outro lado existe um ser humano tal como eu, e isso leva-me a respeitar a situação em si. Já me apercebi, no entanto, que nem todas as pessoas pensam como eu.
Estas salas de chat podem ser uma faca de 2 gumes: podem conduzir-nos à realidade do mundo ou a um mundo de ilusão.

domingo, outubro 16, 2005

Despedida




Eu gosto muito de animais, principalmente de cães e cavalos. Quando fiz 10 anos, os meus pais ofereceram-me uma cadelinha. Desde então a companhia destes fieis amigos tem sido uma constante na minha vida. Há 2 anos morreu a minha Laika, uma collie de quem guardo muito boas recordações. Hoje morreu a Katy, uma caniche que adoptei há 8 anos. Quem já passou pela experiência de ter um amiguinho destes de 4 patas, entende a cumplicidade que se cria numa relação destas e o muito que se aprende. Criam-se códigos de conduta mútua. Não falamos a linguagem deles, mas ao longo do tempo existe um meio de comunicação muito próprio entre o dono e o seu cão. Esta minha cadela era muito especial para mim. Companheira de muitos momentos de alegria e tristeza, de brincadeiras e de lágrimas. Uma amiga fiel, sempre presente e com actos de grande compreensão e carinho. Parece mentira mas ela sempre encontrava maneira de mostrar que estava presente, disponível e capaz de fazer o que fosse preciso. Fiz questão de estar com ela até ao fim, e pelo abanar da sua cauda sempre que ouvia a minha voz e com o coração quase a parar, sei o quanto isso foi importante para as duas.

Fica um apelo: quem quiser ou já tenha um amigo destes, nunca se esqueça que eles sentem, e se estiverem atentos conseguem comunicar com eles.

Neste momento não vou comentar as atrocidades que se fazem aos animais e que vocês tão bem conhecem Talvez um dia o faça!

sábado, outubro 15, 2005

Muito Obrigada...

Passaram 19 dias desde que pus o counter no blog. Estou muito contente com o registo de 1000 visitas. Quero comemorar com todos os que por aqui passaram e agradecer todo o apoio e carinho que me têm dado neste meu desafio. Não tenciono bater records nem chegar ao "estrelato" mas é bom, muito bom sentir que partilhando um pouco de mim posso proporcionar-vos alguns curtos bons momentos. Se hoje tenho um motivo para comemorar a vocês o devo. Muito obrigada

sexta-feira, outubro 14, 2005

Vendo bem as coisas...

Os olhos... são o espelho da alma. Assim como eles reflectem muito de nós, também captam muitas informações capazes de nos transformar. Lá diz o ditado: Olhos que não vêem, coração que não sente.
O olho humano é sensivel a uma gama de cores que vão do vermelho ( 750 micron) ao violeta ( 400 micron) e consegue distinguir cerca de 700 tonalidades diferentes. Através de vários estudos que têm sido feitos, percebeu-se que a cor influencia os estados de espírito e a saúde das pessoas. Existe uma terapia, a cromoterapia, que ajuda na cura e prevenção e certas doenças, submetendo as pessoas à exposição de certas cores conforme o caso.
No Feng Shui, arte milenar chinesa de organizar o espaço para obter saúde, prosperidade, harmonia e felicidade, a aplicação das cores é muito importante. Por exemplo, é aconselhado nos quartos de casal o uso de tons de azul e verde para ajudar no relaxamento, assim como misturar tons de rosa para estimular o romance. O uso de determinadas cores também tem a ver com a nossa personalidade e meio onde estamos inseridos. Os chineses usam o branco como cor de luto ao passo que nós usamos o preto. Quantos de nós já não exclamaram ao ver uma mesa bem adornada de iguarias que os olhos também comem?
Quem já se debruçou sobre este assunto, sabe que cor deve ter a sua roupa quando for a uma entrevista, ou a um encontro amoroso, ou mesmo que cor pintar o quarto, ou um estabelecimento para este prosperar. Claro que a cor não é tudo, mas ajuda.
As cores e tudo o que percepcionamos podem influenciar muito as nossas vidas
Dê cor à sua vida!

quinta-feira, outubro 13, 2005

Coisas minhas...


Ontem estive a fazer um "balanço" do meu blog. Reparei, que de uma forma inconsciente comecei a falar dos 5 sentidos. Primeiro do tacto, depois do olfacto. Parei um pouco para pensar e afinal de contas não me surpreendeu tal facto e até faz sentido para mim. Sou uma pessoa que dá muita importância às percepções vindas do exterior. É como intrepretar a linguagem de "alguém" muito superior a nós. Talvez a linguagem que o Universo arranjou para comunicar connosco.
Não fico indiferente ao toque de um abraço amigo, ou à frieza de certos apertos de mão, ou à carícia de uma criança, ou até ao toque subtil e inesperado de alguém. Emociono-me com as cores de uma paisagem, ou do luar reflectido na àgua do mar. Posso por vezes até passar alguns momentos a olhar para as cores do fogo num lareira. Sou incapaz de escolher o que vestir de véspera, porque já sei que no dia seguinte não são bem as cores daquelas roupas que "condizem" com o meu estado de espírito daquele dia. Os cheiros por vezes levam-me a memórias do passado ou até a "viajar" por mundos desconhecidos. Adoro dançar. É como se a música ao entrar nos meus ouvidos , fizesse vibrar todo o meu corpo. Já quando tocava piano sentia o despolotar das mais variadas emoções. Também o paladar tem as suas curiosidades. Ao longo da vida, tal como acontece com muitos de nós, o paladar altera-se e acompanha as nossas mudanças e necessidades do organismo. Aproveitando a inspiração de um ditado popular quase posso afirmar: diz-me o que comes e dir-te-ei quem és. Hoje em dia sei apreciar um bom vinho (tinto de preferência), uma refeição bem confeccionada, o gosto intenso de certas especiarias... e relacionar os efeitos que provocam no meu campo emocional. Engraçado, que há uns tempos para cá não consigo apreciar o sabor da carne, mas sei o quanto isso está relacionado com o processo de transformação pelo qual estou a passar. Enfim... coisas minhas!

quarta-feira, outubro 12, 2005

Para uma amiga...

A Amizade é uma forma de Amar.
A Amizade é fruto:
de lembranças boas e más,
da confiança sem limites,
de um ombro sempre disponível,
de um desejo de reencontro,
de gargalhadas à toa,
de segredos confessados,
A Amizade é não encontrar palavras que a definam, mas sentir que ela existe
Parabéns Isabel!

Momentos...



A vida é feita de momentos. Porque não criar alguns momentos de prazer e partilhá-los com alguém de quem gostamos? Porque não preparar uma surpresa para alguém especial?

Arranjem um tempinho e um local onde não sejam incomodados. Desliguem telemóveis, televisão... coloquem uma música suave e harmoniosa... acendam umas velinhas... preparem um banho com àgua não muito quente onde podem deitar pétalas de rosa e umas gotas de um óleo essencial... acendam um pauzinho de incenso, ou se não gostarem podem arranjar uma daquelas lamparinas com um reservatório onde se põe àgua e umas gotas de óleo essencial ou outro tipo de óleo próprio para ajudar a dar um certo aroma ao ambiente e ajudar a despertar os sentidos. Preparem também um óleo de massagem que pode ter como base óleo de amêndoas doces e onde se pode misturar algumas gotinhas de um óleo essencial, ou fazer uma misturas de várias essências conforme o gosto de cada um ( não deitar mais do 4/5 gotas de cada). Depois de um banho a dois, ao som de uma boa música, à luz só de velas, e um aroma agradável no ar... podem trocar mútuamente massagens. Não é preciso nenhuma técnica especial. Basta sentir e deixarem-se levar. Podem fechar os olhos e concentrarem-se na pessoa com quem partilham o momento, no olfacto e no tacto. Depois contem-me!

Alguns óleos essenciais:

  • Camomila-calmante
  • Cedro-ansiedade, insegurança, agitação
  • Gerânio-calmante não sedativo
  • Laranja-optimismo, energizante, criatividade
  • Lavanda-stress, tensão
  • Patchouli-afrodisíaco
  • Sândalo-relaxante físico e mental, afrodisíaco, equilibra a razão e a emoção
  • Ylang-ylang-afrodisíaco, ansiedade, inibição

Alguns conselhos: Para misturar em óleos de massagem, que devem ser de origem vegetal, e para colocar no banho, usar óleos essenciais. CUIDADO, não confundir com óleos usados para perfumar o ambiente. Adquirem-se em lojas de produtos naturais. Informem-se bem. Se pedirem nas floristas pétalas de rosa, elas sempre costumam oferecer. Lavem as pétalas antes de as colocarem no banho para tirar produtos químicos que possam ter e outras impurezas.

Uma vida cheia de bons momentos é o que eu mais vos desejo! Sejam felizes!

Tempo.... quanto tempo tenho...

Uma das frases que mais oiço e que mais me entristece é: "Ainda não tive tempo". O que vale é que o "ainda" aparece muitas vezes e ... deixa uma réstia de esperança!

terça-feira, outubro 11, 2005

Perfume de Mulher... Perfume de Homem...


Ás vezes quando queremos presentear alguém e não sabemos bem o que escolher optamos por oferecer um perfume. Para mim, os perfumes são algo muito pessoal e que refletem muito da nossa personalidade. Quando ofereço um perfume, ou já sei o que a pessoa gosta ou torna-se numa tarefa sempre difícil. Fico na perfumaria, cheirando perfume atrás de perfume, pensando na pessoa e dou comigo a ficar cada vez mais baralhada. Ainda por cima, de pele para pele o aroma altera-se sempre um pouco. Comigo os perfumes podem modificar o meu estado de espírito e alguns deles, se forem muito "doces", provocarem-me dores de cabeça. Não é em vão que existem perfumes de verão e de inverno, poderia ser mais um apelo ao consumo, mas eu noto diferença na sua actuação sobre mim. Os nossos estados de espírito também variam conforme as estações do ano. Sabemos que os 5 sentidos são as nossas portas para a percepção do mundo exterior. Desde os tempos primitivos o olfacto dava-nos indicações para muitos instintos de sobrevivência, inclusivé para um homem detectar a altura fértil de uma mulher. Nesta época "desodorizada" os nossos odores permanecem, apesar de camuflados, mas de um modo inconsciente não passam despercebidos. Quem não recorda cheiros da infância? Cheiros de alguém que nos marcou? Quem nunca nunca relacionou um cheiro a uma situação? Cheiros também são memórias que ficam gravadas. Aqui fica uma pequena curiosidade extraída de um livro extremamente interessante: Anatomia do desejo.

"Todavia, por detrás destas combinações extravagantes, os fabricantes de perfumes têm um segredo. Os elementos mais caros de qualquer perfume, para homem ou para mulher, não são retirados de frutos, de flores, ou de especiarias, mas sim das zonas inferiores de outros animais: almíscar do ventre do almiscareiro, âmbar virgem do intestino do cachalote, algália das glândulas odoríferas anais de gatos selvagens machos da Etiópia, castóreo da parte traseira do castor. Obtidos com muito custo- e quase sempre ilegalmente-, de um grupo de animais cada vez mais reduzido, estas marcas é que dão aos perfumes a sua fragrância sensual, o seu sex appeal, o seu poder essencial. Podemos aperceber-nos do fruto, mas reagimos ao animal."

in Anatomia do desejo- Simon Andreae

sábado, outubro 08, 2005

A união faz a força

Enviaram-me este mail e como acredito na força da intenção e da união passo a divulgar:
Caro amigo,
Nosso planeta passa por uma crise sem precedentes. Além dos povos em guerra,países estão atolados no caos com pobreza moral, ética e material,violência, miséria, agora furacões e tempestades que assolam várias regiões do mundo. É a perda de rumo da humanidade e a reação da natureza e do consciente coletivo contra a desorganização em que estamos vivendo.Grupos espiritualistas de todo o mundo já tomaram a iniciativa de sincronizar suas meditações por cinco minutos, num horário comum, que permita à maioria das pessoas se interligarem, formando uma corrente mental,em prol do planeta e da civilização humana.A iniciativa consiste no seguinte:No Brasil, todos as noites, das 23:00h às 23:05 (horário de Brasília),milhares de pessoas estarão pensando no bem, na paz, na beleza e na ética,para criar uma atmosfera positiva no planeta. Não importa se você é católico, espírita,budista, hinduísta, agnóstico, ateu, judeu, teosofista,gnóstico,confucionista, adventista, espiritualista, umbandista,candombleista,batista, messiânico.
O que importa é sua
FORTE INTENÇÃO
de construir naquele instante um mundo melhor.AJUDE. Tente visualizar o planeta TERRA com harmonia e amor, sendo envolvido por energias benéficas com cores vibrantes, tais como o branco, o dourado e o violeta (que são os mais usados).CONVIDE SEUS AMIGOS a fazer o mesmo.
P.S Não se esqueça do fuso horário. Em Portugal neste momento são mais 4 horas do que no Brasil.

Uma questão de atitude

Quantas vezes são estas as nossas atitudes perante tanta coisa que podia mudar a nosso favor? Fingimos que não ouvimos, que não vemos, e... nada de expressar e fazer valer os nossos direitos!
Não se esqueçam de votar amanhã!

Amigas ou inimigas?



Já ouvi dizer várias vezes que o pior inimigo da mulher é a mulher. Parece que existe pouca união, espírito de entreajuda entre as mulheres, e em algumas situações tornam-se verdadeiras rivais, capazes de se apunhalarem pelas costas. Só se unem para irem a uma qualquer casa de banho pública. Frequentemente, as mulheres encontram mais facilidade em fazer amizades com o sexo oposto e maior cumplicidade para desabafarem e trocarem ideias do que entre elas. O certo é que já divulguei o meu blog a algumas amigas e... onde estão elas?

Feiticeira Lua

As negras trevas do meu pensamento
desafiaram certa vez a noite
que traiçoeira, apareceu devagar
e da lua cheia se fez acompanhar.


A vitória era uma certeza
maior escuridão não existia
minha mente friamente rejubilou
quando a lua um feitiço me lançou.


Meus olhos viram a beleza pura
daquela luz brilhante cor de prata
o coração adormecido, despertou
e com as trevas para sempre acabou.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Vida a dois

Quero dedicar este post a um amigo que brevemente vai casar.
Quando sentimos que amamos alguém, ficamos com vontade de partilhar a nossa vida com essa pessoa. Cada casal escolhe a maneira como iniciar esse trajecto: Uns ficam-se sómente pela assinatura do dito "contrato", outros fazem-no através da sua religião, com a benção do seu Deus, e uma outra opção é pura e simplesmente "juntar os trapinhos". Acima de tudo, penso eu, o mais importante é o compromisso interior que duas pessoas criam e as leva a dar este passo. É sempre uma grande mudança na vida de qualquer pessoa e como tal sujeita a adaptações.
A meu ver, numa vida a dois, é como se existissem 3 pessoas: o Eu, o Tu e o Nós. É bom que ninguém se esqueça da individualidade de cada um e a respeite. Fui educada a pensar que o casamento transforma duas pessoas em uma. Para mim isso é um grande erro.
Não existem "receitas" para o sucesso de uma relação. Cabe a cada um sentir o pulsar dessa união e escutar o coração. Quando amamos tudo surge com naturalidade e mesmo os momentos mais difíceis são superados. "Jogos" e "esquemas" não fazem parte do Amor a dois. Isso é manipulação. Toda a relação é um dar e receber constante. Complicado é quando as pessoas entram pela via das cobranças, fazem exigências e entram em luta pelo "poder" querendo marcar território, assim como quando recorrem ao espírito competitivo. Uma outra ilusão é querer mudar uma pessoa. Pudemos e devemos dizer sempre o que gostamos ou não gostamos, mas é impossivel mudar alguém. Só a própria pessoa tem capacidade para se modificar. Pode acontecer, por vezes, um dos membros do casal começar a por uma "máscara", só para agradar ou ter medo que o outro se afaste. Aí sim, as coisas complicam porque mais tarde ou mais cedo as "máscaras" caem e a desilusão é maior. Há que aceitar uma pessoa tal como ela é, com os seus defeitos e limitações, assim como não deixar de sermos nós mesmos. Todo o trajecto de uma vida a dois é uma forma de aprendizagem e as pessoas vão mudando ao longo do tempo. Mau seria se assim não fosse. Na minha forma de sentir a vida, não é por acaso que duas pessoas se juntam. Elas têm sempre algo a aprender e a ensinar uma à outra. Eu sei que é difícil, mas o Amor deveria ser incondicional, tudo dá e nada espera em troca.
O diálogo, o espírito de entrega, partilha e entreajuda, a confiança, a frontalidade, a honestidade, a humildade, a compreensão, a capacidade de ceder e de dizer "não", o respeito, a criatividade, a flexibilidade, o aceitar o outro tal como ele é, penso serem ingredientes que usados com conta peso e medida podem levar à felicidade de um casal. Alguns deles são expontâneos simplesmente porque amamos. Ao longo da minha vida, fui dando conta que só pudemos fazer alguém feliz quando estamos felizes e bem connosco mesmos. Não se pode dar o que não se tem Ninguém nos consegue dar felicidade, por muito que se esforce, se não estivermos receptivos a isso. Não adianta culpar alguém pela nossa infelicidade.
É bom viver cada momento, e por vezes baralhamos as coisas. Misturamos trabalho com família e vice versa, amigos com família e vice versa... tudo tem a sua altura própria. Não é bom descarregar na família os problemas do trabalho, por exemplo. Isso não trás soluções.. Uma coisa é desabafar, pedir ajuda... outra é estar de mau humor e ninguém perceber porquê.
Não estou a dar comselhos a ninguém, até porque a decisão final é sempre de cada um. Estou a relatar o meu ponto de vista e o que me ditou e experiência ao longo dos anos. As pessoas são todas diferentes, as relações também todas diferentes. Só quis colocar aqui alguns considerandos para reflexão.
O Amor entre duas pessoas é como uma planta de jardim. Para termos uma planta que nos satisfaz o olhar temos de a semear, deixar a semente germinar, esperar que ela cresça e cuidar dela. Ela não sobrevive por si só, é preciso regá-la, arrancar as ervas daninhas, podar, fertilizar... ao minimo sintoma de doença há que parar um pouco para pensar, analisar e actuar.
Amar é um sentimento próprio do ser humano. Amar uma pessoa em especial é algo sublime. Existe melhor coisa que amar e ser amado?
Ao meu amigo desejo que "embarque" nesta viagem para a Felicidade e o Amor com bilhete só de ida.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Blog... para que te quero?


Andei a passear por aí, a visitar mais alguns blogs. Cheguei à conclusão que para um blog ter sucesso não pode fazer as pessoas pensarem muito. Não que eu queira chegar ao "estrelato", mas como qualquer ser humano, também gosto de alimentar o meu "ego", (entenda-se por alimentar o ego, ver o esforço reconhecido(ihihih)).
Concluindo: se não falar de coisas sérias, se não puser as pessoas a pensarem, se não ensinar nada, se ridicularizar a nossa existência, de preferência com asneiras pelo meio, se escrever piadas que ninguém entende, se críticar alguém... enfim, se fizer alguém sentir-se "estúpido" com um sorriso nos lábios, é sucesso garantido!
Será que as pessoas gostam de ver retratada a estupidez para de algum modo se sentirem superiores? As fraquezas humanas sempre foram motivo de chacota. Quem consegue conter o riso quando alguém cai? Ou quando se engana? Ou quando revela ignorância? Tantos programas de televisão, como "os apanhados", por exemplo, ilustram perfeitamente essas situações.
Mas quem não gosta de rir? É um "tubo de escape" como outro qualquer!

segunda-feira, outubro 03, 2005

A sabedoria da idade ...


Enviaram-me este poema que achei uma delícia.
Meu Jardim
Esther Ungier - 83 anos

Meu mundo é um jardim belo e perfeito.
As pessoas são boas.
Se encontram com simpatia.
E existe retribuição.
São gramas verdes de afeto,
Canteiros inteiros de carinhos.
As flores tremulam com vento leve
Que sussurra o canto dos passarinhos.
Meu mundo é um jardim
De orquídeas de amizade, que raras são!
Todo florido de lealdade.
Um mundo iluminado, diferente,
Construído em minha mente,
De tanto encanto e cintilação.

A Vida só gosta de quem gosta dela
Amigos verdadeiros são difíceis de ter,
mas são também um grande esteio na vida;
em alguns momentos mais que a própria família.
Aqui estão em meu corpo tantas cicatrizes,
quantas me foram dadas por circunstâncias
determinadas pelo destino.
É verdade, estão no meu corpo..mas
não na minha alma, não no meu espírito.
O segredo para viver melhor e em plenitude
é saber rir, curtir os melhores momentos.
Encontrar alegria nas mínimas coisas,
procurar por ela a cada segundo .
É o que sempre faço até hoje e sou feliz.

Esther Ungier
Lar da velhice israelita - Jacarepaguá - RJ

domingo, outubro 02, 2005

Amanhã há espectáculo no céu


"Durante cerca de cinco minutos da manhã de 03 de Outubro, a Lua vai sobrepor-se totalmente ao Sol, ficando visível apenas um anel de luz em torno da Lua, razão por que se chama a este tipo de eclipse anular ou anelar.Será um eclipse anelar, o que acontece «sempre que há um alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra», explicou à Lusa Rosa Doran, do Núcleo Interactivo de Astronomia (Nuclio).De acordo com a especialista, este fenómeno «tem a ver com o facto de a Lua estar no ponto de órbita mais próximo da Terra», e assim, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua vistos a partir do planeta são muito próximos.Contudo, o eclipse anular perfeito só será visível no norte do país, que será atravessada pela chamada «faixa de anularidade», embora o fenómeno seja visível, como eclipse parcial, em todo o país.A faixa de anularidade, ou faixa central, começa no Atlântico Norte, passa pelo Norte de Portugal, Espanha, Ilhas Baleares, e cruza o continente africano em direcção a sudeste, passando pela Argélia, Tunísia, Sudão, sudoeste da Etiópia, Quénia e extremo sul da Somália, terminando no Oceano Índico.Em Portugal, os distritos privilegiados são os de Braga, Vila Real, Viana do Castelo e sobretudo Bragança, situados dentro dessa estreita faixa de visibilidade ao longo da qual o disco lunar oculta o centro do disco solar.Quem estiver nesta zona pode observar durante perto de cinco minutos o auge do eclipse (por volta das 09:54), que começa às 08:38 e termina às 11:16, hora de Lisboa.Segundo Rosa Doran, «os eclipses em si não são fenómenos raros, já que ocorrem várias vezes por ano, o que é raro é acontecerem no mesmo local». O último eclipse anular em Portugal ocorreu em 1912 e o próximo só voltará a acontecer em 2028.Apesar de aconselhar toda a gente a observar o eclipse, de preferência a partir de Bragança, onde o Nuclio está a organizar uma série de eventos em torno do fenómeno, Rosa Doran recomenda vivamente o uso de óculos especiais para o efeito e alerta para o perigo de se olhar para o sol sem protecção."*
Se puderem dar um salto ao Norte... aproveitem, em Argozelo (Vimioso) há festa rija!

O toque

Possivelmente muitos de nós ainda não se deu conta da importância do toque nas nossas vidas. A pele é o nosso maior orgão e através dela conseguimos receber muitas mensagens do exterior. Muitas vezes as nossas alterações de humor podem ter como base o toque ou a falta dele. Quem já teve a oportunidade de receber uma massagem, sabe bem os benefícios que daí advêem. Existem vários tipos de massagem: relaxante, terapêutica, estimulante... e todas elas contribuem realmente para o nosso bem estar tanto a nivel físico, mental, emocional como espiritual.
Será que nunca associaram diferenças na maneira de estar com a textura da roupa que vestem? Concerteza, e isso mais evidente nas mulheres pela maior versatilidade no vestir e sensibilidade, se usarmos uma peça de roupa de toque mais suave e fluido, isso quase funciona como uma constante carícia no nosso corpo e faz-nos sentir muito mais leves, descontraídos e até atraentes.
No Japão, por exemplo, as pessoas nunca se cumprimentam com um abraço ou um beijo. Fazem uma vénia, acto simbólico que já vem do tempo dos samurais e que simboliza: "oferecer o pescoço". No entanto compensam essa falta de toque trocando massagens entre familiares e tomando banho em conjunto. Acaba pode ser uma situação mais compensadora do que os nossos frios, distantes e mecânicos cumprimentos.
Li num livro, para mim extremamente interessante, "Reiki, o toque definitivo", de Paula Horan, uma abordagem sobre o toque que quero partilhar aqui, pela sua importância e por tudo o que me fez pensar. Antes queria só explicar que Reiki significa Energia Universal e é uma terapia de origem japonesa. Esta terapia é aplicada através da imposição das mãos, harmoniza o ser humano e promove a auto cura.
Apenas vou divulgar aqui dois pequenos parágrafos desse livro, que me ensinou muito, para que possam avaliar a profundidade da mensagem.
" O toque é uma das necessidades básicas do ser humano. Os bébés morrem se não forem tocados. Nos anos de formação, o conforto do toque de mãos humanas nos é tão necessário quanto o alimento e o abrigo. O toque é vital para a própria sobrevivência das crianças novas. Mesmo mais adiante, a necessidade continua. O adulto que não é tocado por ninguém, e também não busca tocar os outros, tende a sofrer uma lenta e agonizante morte emocional. Sem o toque, nós nos endurecemos. Construímos ao nosso redor uma casca dura, uma armadura protectora. Como diz o Tao Te Ching: o duro perece; só continua a viver o suave e flexível. É por isso que o recém-nascido é todo flexível e suave, ao passo que o cadáver é duro e rígido.
Embora a água seja mole, ela é capaz de desgastar penhascos rochosos. A suavidade ou moleza é uma qualidade muito importante na nossa vida. Aliada à abertura, ela pode nos dar uma força interior semelhante à da água, que transpõe todos os obstáculos e continua em seu fluxo. O toque tem o poder de alimentar essa suavidade de que precisamos para ser flexíveis, centrados e equilibrados- para nos sentirmos bem no corpo e no coração."
in " Reiki, o toque definitivo"- Paula Horan

sábado, outubro 01, 2005

Um homem não chora...



Um homem quando questionado sobre se tem tabus, normalmente responde categóricamente que não. Caso contrário seria por em causa toda a sua virilidade, principalmente a nivel sexual. Penso até que por vezes podem perder parte do prazer que envolve um acto sexual por estarem preocupados com a performance perante a sua companheira. A pergunta final: Gostaste? Foi bom para ti? maioritáriamente está mais direccionada à sua actuação do que com a preocupação em relação à sua parceira. No sexo não admitem ter tabus, mas quando confrontados com certas práticas, vacilam, pois podem ser comparados a grupos de diferente preferência sexual, o que seria um atentado à sua masculinidade. Alguns nem ousam afirmar que aceitam a existência destas pessoas e se possivel chamam uns tantos nomes com receio de serem confundidos e vincarem bem a sua posição de "machos". Outro eterno problema é o tamanho do seu "amiguinho inseparável". Isso é um tema mais do que debatido. A meu ver, o mais importante é o que se faz e como se fazem as coisas. Filmes, revistas,televisão, publicidade, a sociedade em si com os seus estereótipos, conduzem muitas vezes as pessoas a um mundo de ilusão que querem imitar e sentir. Isso leva certamente à frustração e a uma busca constante de algo que por vezes não existe. É um campo muito vasto este, e com muitas nuances.

"Um homem não chora", quantas vezes esta frase foi repetida ao longo de gerações e gerações. O homem sempre foi induzido a esconder as suas fragilidades. Talvez aqui também a mulher sempre tivesse dado o seu contributo porque desde a prè-história viu no homem o elemento capaz de a proteger assim como à sua descendência. Um homem é um ser humano não um "parecer" humano. Como tal, tem as suas fraquezas e limitações. Vejo com contentamento que neste aspecto as coisas estão a mudar. Muitas vezes , essas máscaras de dureza que muitos homens põem, conduzem à insegurança,à falsidade dos seus actos, a recalcamentos, a mágoas, a perda de identidade e até à doença física.

Homens, conheçam-se a si mesmos, ajam em conformidade, aceitem-se, e tudo será muito mais fácil.

Allez...Allez...

Nem sempre pertencemos ao grupo dos vencedores, mas isso não quer dizer que deixemos de ser quem somos, nem que abandonemos as nossas convicções
ALLEZ... ALLEZ...