Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

sábado, março 31, 2007

1ª REVELAÇÃO

1ª REVELAÇÃO
UMA MASSA CRÍTICA´
"Está a registar-se um novo despertar espiritual na cultura humana, um despertar produzido pela massa crítica de indivíduos que experimentam as suas vidas como uma revelação espiritual, uma viagem em que somos levados a avançar por misteriosas coincidências."
in A Profecia Celestina, Um Guia Experimental de James Redfield e Carol Adrienne
Há uns anos atrás senti que a minha vida precisava de mudar. Trazia comigo desde pequena certas questões que não entendia e me perturbavam o que me levou à procura de respostas. Comecei então o meu trajecto numa área espiritual, longe da área cientifica que vinha a trabalhar desde os "bancos da escola". No ínicio foi-me difícil encontrar livros para ler, pessoas com quem conversar sobre determinados assuntos. Hoje no entando está tudo bem diferente. Vamos a uma livraria e cada vez a oferta é maior. Se isso é positivo... será por um lado, por outro tenho-me questionado sobre a leitura de certos livros e os efeitos que isso poderá provocar por falta de informação. Mas vivemos num mundo dual e tudo terá o seu lado positivo e negativo ( para mim nada é negativo, simplesmente serve de aprendizagem). E um livro vem-nos parar às mãos por alguma razão. Pelo menos assim tem sido comigo. Se não é para uma leitura imediata, porque realmente não o consigo ler na altura, por mais que me tenha despertado a atenção quando o comprei, será para mais tarde, como aconteceu com este Guia Experimental, que estava na prateleira há já algum tempo. Também vão aparecendo pessoas no meu caminho que comungam da minha forma de pensar e estar, o que torna tudo mais fácil e prazeiroso. Por acontecimentos como estes e outros, em relação às coincidências, acabei por adoptar o lema : "nada acontece por acaso". Isto porque a vida me tem dado a perceber que assim é, pelo menos para mim. Mas... por vezes intrepretamos mal aquilo a que nos vamos habituando a chamar de sinais. Talvez porque tenhamos ainda uma forma muito rígida de pensar, ou por vezes utilizamos mal o nosso ego. Esta linguagem do Universo ainda é um pouco complexa para a maioria de todos nós. Para mim esta primeira revelação faz sentido.

Uma Proposta... um Desafio...

Das pessoas que por aqui passam, não sei quais já tiveram a oportunidade ou a vontade de ler o livro: "A Profecia Celestina" de James Redfield. Foi um livro que li já há uns anos atrás e levou-me muito a pensar e a questionar-me sobre algumas coisas. Há pouco tempo resolvi aprofundar a sua mensagem lendo um outro livro: "A Profecia Celestina, Um Guia Experimental" de James Redfield e Carol Adrienne. Tem-me ajudado muito a encontrar respostas às questões que sempre estiveram latentes em mim. Hoje, estava a meditar um pouco, quando me voltou a surgir uma ideia que já vinha a ter há uns tempos: fazer uma abordagem neste meu espaço das mensagens que estas leituras me têm passado. É muita informação. São muitas ideias que gostava de partilhar e são muitas questões que gostava de "discutir". A quem me quiser acompanhar aqui, lanço o desafio para esta "discussão" de ideias. Vou tentar com uma certa periodicidade escrever pequenos excertos dos livros para que possamos reflectir juntos. O 1º livro fala de 9 Revelações. Vou escrevê-las aqui uma de cada vez, seguidas de posts sobre cada uma delas para que possamos melhor organizar ideias. Gostava que lessem e comentassem de coração aberto, dizendo o que sentem, mesmo não sendo a favor do que aqui fica escrito. Somos todos diferentes, temos todos trajectos diferentes e é da "discussão" de ideias diferentes que nasce uma melhor compreensão.

terça-feira, março 27, 2007

Pequenos nadas que fazem muito



"Todos, incluindo os homens de negócios, precisam de tempo para fazer uma pausa, para parar. Talvez os homens de negócios pudessem praticar a meditação pelo telefone. Cada vez que o telefone toca, inspiravam e expiravam para criar paz dentro deles, utilizando o toque do telefone como um sinal para se voltarem para si próprios. Se a pessoa que telefonou tiver algo importante para lhe dizer, não desligará ao fim dos dois primeiros toques. Quando tocar pela terceira vez, pode levantar o auscultador. E depois fica muito mais calmo, o que é bom não só para ele mas também para a pessoa que está a telefonar. É apenas uma maneira de praticar a paz"

in Thich Nhat Hanh, Inquiring Mind

Pequenas mudanças na nossa vida podem fazer muito por nós, por aqueles que nos rodeiam, por todo o Planeta. Por vezes é uma questão de disciplina, de vontade, de persistência. A maioria de nós, enquanto pequenos, aborreciamo-nos por ter de lavar os dentes. Hoje, que crescemos, é quase impossivel deixarmos de os lavar : habituámo-nos. Costumamos dizer que não temos tempo para certas coisas, mas como puderam ler acima é possível ir mudando pequenas nadas no nosso dia a dia de modo a vivermos mais em Paz connosco, com os outros e a expandir Paz para o Mundo. Pode parecer um absurdo acharmos que desta maneira contribuímos para a Paz no Mundo, que também somos responsáveis por essa Paz, mas se pensarmos bem a lei da ressonância existe e está provada cientificamente. Se eu sentir Paz é isso que transmito a outras pessoas que depois passam a outras como uma onda que se propaga. Já todos nós assistimos ou até possivelmente já participamos na "onda" tão popular nos jogos de futebol. Levantamos os braços imediatamente a seguir a quem está do nosso lado. Assim se passa um pouco com aquilo que sentimos, pensamos... vamos também passando aos outros. Pensem no nosso Planeta como um enorme estádio... vamos fazer a "onda da Paz", sentindo e transmitindo Paz a quem está ao nosso lado?

segunda-feira, março 19, 2007

Dia do Pai




Quero felicitar no dia de hoje todos os homens que assumiram de corpo, coração e alma o papel vitalício de Pai. Verdadeiros heróis nesta sociedade competitiva e onde as horas parecem minutos. Dar valor à qualidade em detrimento da quantidade e fazer com que por vezes escassos minutos se convertam em horas é louvável. Sei o quanto é difícil repartir o tempo mas ainda existem pessoas, neste caso específico homens que conseguem dedicar tempo, por pouco que seja aos seus filhos, ensinando-os, dando atenção, Amor, afecto, escutanto, desenvolvendo os dois uma partilha mútua de aprendizagens. George Herbert disse: "Um pai vale mais que uma centena de mestres-escola". Um pai tem e terá sempre um papel importante na vida de um filho. Um papel complementar ao da mãe. Mãe e pai representam duas energias diferentes, ambas necessárias a uma evolução saudável do ser humano. Um pai conseguir a admiração, a amizade, a confiança, o Amor de um filho será sempre gratificante e algo que marcará ambos de uma forma muito especial e importante. Às mulheres que tornaram possivel esta benção e oportunidade aos homens de viverem estes momentos nas suas vidas aqui fica também a minha admiração.

quarta-feira, março 14, 2007

Animais.





Inspirada no tema abordado no blog: Fases da lua cheia, http://fasesdaluacheia.blogspot.com/, resolvi escrever este post sobre o que penso .
.........................................................
" Os animais são aspectos de nós que precisamos conhecer. Nos rituais de iniciação, o aparecimento de animais simboliza, frequentemente, a finalidade da vida do iniciado. O aparecimento de animais é uma coincidência do nível mais elevado." in A Décima Revelação, Um guia experimental de James Redfield e Carol Adrienne
.............................................................
Ted Andrews, autor de Animal speak: The Spiritual & Magical Power of Creatures Great & Small, escreve: "Encontrei na maioria das escrituras e mitologias do mundo uma série de conhecimentos tradicionais que rodeava o espírito dos animais e a crença de que as forças divinas falam aos seres humanos através do mundo natural... Todas as pessoas são tocadas por eles.(...) O mundo animal tem muito a ensinar-nos. Alguns animais são peritos em sobreviver e adaptar-se. Há alturas em que podemos usar esses mesmos conhecimentos. Alguns animais nunca contraem cancro. Não seria maravilhoso aprender os seus segredos? Algusn são excelentes progenitores e protectores. Outros são muito férteis e outros ainda são muito mansos... o mundo animal mostra-nos o potencial que podemos desvendar... Cada animal é uma porta para o mundo prodigioso do espírito humano. Aquilo que a maior parte das pessoas não consegue, no entanto, perceber é que aquilo que pensa dos animais reflecte o que pensa de si própria(...)O animal torna-se um símbolo de uma força concreta do mundo espiritual e invisível que se manifesta na nossa própria vida."
.......................................................
"Pode acontecer que, se o nosso nível de vibração for baixo, um animal se limite a estar ali connosco, a desempenhar as suas funções ecológicas normais. Mas à medida que a nossa vibração se altera, os actos dos animais que vêm ter connosco tornam-se cada vez mais sincronísticos, misteriosos e instrutivos.(...) Quando um determinado animal aparece num sonho ou na vida real isso significa que estamos preparados para integrar de novo esse facto na nossa consciência quando estamos acordados. Ao apercebermo-nos das nossas origens comuns e dos laços com outras espécies, não podemos deixar de nos tornar conscientes da necessidade de preservar essa rica diversidade de formas e consciências, das quais provimos. Queremos que elas subsistam, não só porque fazem parte da ecoesfera equilibrada, mas também porque representam aspectos de nós próprios que ainda estamos a tentar recordar" in A Décima Revelação, Um guia experimental de James Redfield e Carol Adrienne.
.......................................................
Eu sempre tive um ligação muito grande com animais. Identifico-me mais com uns do que com outros. Desde que me conheço que convivi sempre com cães e tenho tido experiências bem gratificantes. Não consigo olhar para eles como meros seres irracionais, porque para mim não são. Existe uma linguagem própria a que todos nós temos acesso assim queiramos. Outros animais também me têm marcado. É o caso do lobo, que sempre esteve muito presente na minha vida, não sei se por ser parecido com o cão, mas o certo é que desde cedo me chamou a atenção. Vim posteriormente a saber que o lobo entre outros atributos traz consigo a energia do professor. Coincidência ou não, isto para quem acredita em coincidêcias, durante muitos anos estive ligada ao ensino e penso que de uma forma ou outra isso está enraizado em mim. Outro animalzinho que entrou na minha vida foi a borboleta. Através de presentes, roupas, brincos... é curioso salientar que começaram a aparecer numa fase em que precisei de iniciar um processo de mudança. Penso que já passei a fase da lagarta, mas ainda não considero que tenha saído do casulo, ainda estou sujeita a várias metamorfoses. Sem dúvida a Borboleta encerra em si a energia da transformação. Não é por acaso que se vêem tantas borboletas por aí de todas as formas e feitios. Outro animal, que já me vem a marcar há uns tempos é o Tigre. Comecei a "vê-lo" nas minhas meditações, nos meu sonhos... Talvez tenha de adquirir um pouco da coragem e da astúcia deste animal... ainda estou a tentar entender o que me quer transmitir. Mas é curioso que quando tenho de enfrentar alguma coisa que me custa ele aparece em algum lugar. Num filme, num livro, numa montra, ou pura e simplesmente no meu pensamento.
Tentem ver quais os animais que vos chamam a atenção, que se cruzam no vosso caminho. Tentem perceber o que querem comunicar com vocês. Liguem-se a eles, pois alguma mensagem vos querem transmitir. Tentem saber o que significam, como vivem, as suas caracteristicas, porque possivelmente estão a chamar a atenção para algo do vosso interior.

terça-feira, março 06, 2007

Nem 8 Nem 80



Recebi um mail com umas frases tiradas de revistas feminina antigas das décadas 50/60:
-"Se desconfiar da infedilidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afecto sem questioná-lo"
Claudia, 1962
-" A desordem na casa de banho desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa"
Jornal das Moças, 1965
-"A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas"
Jornal das Moças, 1959
-"Se o seu marido fumar, não arrume briga pelo simples facto de cair cinza no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda a casa"
Jornal das Moças, 1957
-"Não deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas"
Jornal das Moças, 1957
-" O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimónio. ELE é quem decide sempre"
Revista Querida, 1953
- Sempre que o homem sair com amigos e voltar tarde de noite, espere-o linda, cheirosa e dócil"
Jornal das Moças, 1958
-" É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido"
Jornal das Moças, 1957
-" O lugar da mulher é no lar"
Revista Querida, 1955
Eu sei que os tempos mudaram muito nestas últimas décadas, mas nem 8 nem 80... Por vezes questiono-me se homem e mulher não estão a confundir tudo e a esquecerem-se que são seres diferentes mas que se completam. São duas "energias" diferentes. Ninguém tem de ser submisso a ninguém, nem exercer autoridade, nem moldar-se, simplesmente têm de cooperar um com o outro, aceitando-se mutuamente, nao perdendo a individualidade mas tendo a noção que não são iguais na sua maneira de ser e sentir, mas muito têm a aprender um com o outro. Nesta fase de viragem, que penso estarmos todos a sentir o homem tem um papel importante no equilíbrio energético.