Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Do cérebro para o nosso interior


"O modelo da evolução é que cada novo facto seja incorporado e colocado ao serviço de uma função superior...O neocórtex (do cérebro) é tão poderoso que só é necessária uma pequena parte para modular ou modificar o inferior e a questão é: para que servem os restantes 90%?... O programa de trabalho que a Natureza nos reserva depois da adolescência consiste em descobrirmos e formarmos uma unidade com o processo, descobrirmos qual a actividade que activará e incorporará o resto das nossas estruturas neurais, nos trará equilíbrio e conduzirá ao ponto que a evolução pretende.
O Dr. B. Ramamurthi, presidente do Congresso Internacional de Neurocirurgia, sugere que a
parte não utilizada do nosso cérebro se destina à exploração de um "universo interior""
Joseph Chilton Pearce, in Evolution's End
Penso que nos dias de hoje cada vez somos mais chamados a fazer "viagens" ao nosso interior para aí encontrarmos respostas, caminhos, orientações...É importante sabermos quem somos, para desenvolvermos melhor as nossas capacidades, atingindo assim um equilíbrio não só pessoal mas Universal. Há pois que utilizar o que nos é fornecido, como por exemplo a capacidade cerebral que está adormecida, para atingirmos os nossos objectivos e o autoconhecimento. Nós somos capazes de conseguir o que quisermos, desde que seja para o nosso bem e dos demais que nos rodeiam. Fomos dotados para isso.

5 Comments:

At 4:11 da tarde, Blogger Unknown said...

Ola, passei e gostei deste espaço, identifiquei-me com o post,pk estou numa fase de auto-conhecimento...
Deixo-te um doce bjinho,
Papoila Sonhadora,

 
At 1:42 da manhã, Blogger greentea said...

há tanto , tanto para descobrir , dentro e fora de nós.

Tanta coisa que poderiamos alterar , construir, fazer, dar, partilhar
e às vezes aninhamo-nos confortavelmente no sofá , à espera que a chuva passe...

Beijinhos para ti

 
At 2:51 da tarde, Blogger Vida said...

Todo o nosso percurso vai em função de nos descobrirmos, de nos conhecermos, hoje existe uma maior consciência disso.

Beijinhos.

 
At 3:22 da tarde, Blogger greentea said...

bom dia

mudei de casa...deixo aporta aberta paa ti

beijinhos

 
At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

hoje em dia sabe-se muito bem e estão perfeitamente relatados fenómenos fisiológicos sejam por exemplo a respiração ou a secreçao de substâncias pelas glândulas. Mas como explicar um mecanismo que se passa no nosso cérebro, como por exemplo o facto de um cheiro nos despertar uma memória ou uma visão? O cérebro é a ultima fronteira , já que quase todas as nossas funções fisiológicas estão estudadas e explicadas. Como Descartes refere existirão duas essencias unificadoras do ser humano, "res cogitans" e "res extensa" que se conjugam e fundem num recanto do cérebro? Lembro-me de uma teoria que dizia que o cérebro, desde o seu nascimento passaria por todas as fases do seu desenvolvimento ate chegar á fase adulta. Todos os estágios ate se desenvolver completamente coresponderiam a uma idade cronológica do ser humano. Isto trar-nos-ia uma responsabilidade, que era, em todo o nosso desenvolvimento como ser uno e indidual acarretarmos toda a vivência e memória da humanidade. Adoro esta prespectiva. Faz-me sentir humano e um elo importante e com obrigações para com a humanidade. Gosto de pensar que encerro em mim toda a chave da evolução humana e todaas as respostas sobre quem somos.
Beijo Eumulher.

 

Enviar um comentário

<< Home