Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Dia de Reis


O curral era pequeno
Não cabiam todos três
Adoraram o Menino
Cada um por sua vez

Ouro. mirra e incenso
Todos três Lhe ofereceram;
Aos pés da Virgem Maria
as ofertas estenderam

( Quadras populares)





Diz uma lenda que, quando os Magos foram visitar Jesus, com a intenção de Lhe oferecerem como presentes ouro, incenso e mirra, a cerca de sete quilómetros do local onde o Menino se encontrava tiveram uma discussão: qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes?
A solução foi-lhes dada por um artífice que, assistindo à conversa, quis ajudar a encontrar para o problema uma saída que agradasse a todos.
Ele faria um bolo em cuja massa incorporaria um brinde e uma fava. Repartindo pelos três, seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino Jesus aquele em cujo quinhão se encontrasse o brinde e o último, aquele a quem saísse a fava.
Há uma outra lenda que diz ter sido um bolo de fruta seca. Os crentes deviam comer doze daqueles bolos entre o dia de Natal e o dos Reis. A côdea simbolizava o oiro; o miolo e as frutas secas, a mirra; o aroma, o incenso.
Mas mais uma vez a tradição já não é o que era. Já o bolo rei não tem brinde nem fava. Uma a uma parece que as tradições tendem a desaparecer. Mais uma quadra natalícia se encerra hoje com o dia de Reis. Um bom dia para todos vocês.

2 Comments:

At 7:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A prova de que a tradição já era, é a pobreza de comentários sobre este assunto.
Um beijo

 
At 5:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ai ai...
Tem fava sim senhora... que eu vi!
Bonito relembrar estas coisas. Um beijinho.

 

Enviar um comentário

<< Home