Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Pontos de equilíbrio


"Aprender a viver e a amar outra vez significa encontrar um equilíbrio: aprender a amar e, ao mesmo tempo, viver a nossa própria vida, aprender a amar sem nos envolvermos emocionalmente tanto com o alvo do nosso afecto e aprender a amar os outros sem nos privarmos do amor por nós próprios. Temos de aprender a viver, a amar e a divertirmo-nos de tal modo que cada actividade não intrefira excessivamente nas outras. A recuperação consiste em grande parte em atingir e manter o equilíbrio em todos os domínios da nossa vida. Temos de vigiar os pratos da balança para que nenhum penda demasiado para um dos lados e de medir as nossas responsabilidades para connosco próprios e para com os outros. Temos de equilibrar as nossas necessidades emocionais com as nossas necessidades físicas, mentais e espirituais. Temos de encontrar um equilíbrio entre o que damos e o que recebemos; temos de encontrar a linha divisória entre a abstenção e a intervenção. Temos de encontrar um equilíbrio entre a resolução dos problemas e a convivência com os que não estão resolvidos. A nossa angústia advém em grande parte de termos de viver com a dor provocada pelos problemas não resolvidos e pelo facto de o rumo das coisas não ser aquele que desejávamos e esperávamos. Temos de encontrar um equilíbrio entre a gestão das nossas expectativas e a consciência de que somos pessoas importantes e com valor, merecedoras de uma vida decente."
in "Vencer a co-dependência" de Melody Beattie
O ponto de equilíbrio é uma busca constante nas nossas mais variadas vertentes da vida. No fundo estamos sempre a aprender a viver e a amar, reajustando a nossa maneira de ser às circunstâncias da vida, às pessoas, às nossas aprendizagens. Manter o equilíbrio não é fácil porque tudo e todos estão sempre em constante mudança. Se não acompanhamos as mudanças de uma forma flexivel e expontânea, não raras vezes a vida vai-nos colocando em situações cada vez mas delicadas e complicadas e somos "forçados" mesmo a mudar. O equilíbrio de tudo a nossa volta depende também da nossa aceitação à mudança. Se sentimos que algo precisa de mudar na nossa vida, se não nos sentimos bem, não adiemos, não fiquemos à espera que as coisas mudem por si, mas façamos alguma coisa. Não podemos mudar os outros, ou certas situações, mas podemos mudar a nossa maneira de pensar, sentir e agir.

4 Comments:

At 7:29 da tarde, Blogger greentea said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7:34 da tarde, Blogger wicky said...

ainda não li o teu post mas logo voltarei com + calma.

deixei o mail no blog para o caso de quereres falar extra-blog

bjs

 
At 2:02 da manhã, Blogger wicky said...

só agora pude vir aqui , com calma.
Gostei imenso deste texto. Creio que esta questão se porá todos nós, todos os dias. Por vezes com mais intensidade, com uma certa agressividade até, noutros passa-nos suavemente ao lado.
Acho que todos os dias temos de reaprender a viver, sob muitas formas - pela partida de alguém que amávamos, pela chegada de outro ser às nossas vidas, pela alteração das circunstâncias, dos condicionalismos, porque mudámos de terra , de país, de idade, de maneira de estar.
Vamo-nos alterando nós também, ansiando por outras situações e por vezes isso gera conflitos dentro de nós (ou com os outros), ficamos num impasse, por vezes achamos q alguém nos passa uma bela rasteira...
Mas no fundo tudo são aprendizagens e se a situação está em stand by, se não evolui é porque talvez não seja ainda o momento.
As questões ligadas ao esoterismo têm -me fascinado ao longo dos anos, cada vez mais! Estas cartas "descobri-as" há anos - nada acontece por acaso - e foram-me ajudando a ultrapassar muitas situações para encontrar o porquê do porque sim e do porque não e encontrar o equilíbrio, a serenidade, a força para continuar pois nunca tive nada facilitado. Mas creio que , gradualmente, chegarei LÁ. Tal como tu.
Podemos deter-nos naquilo que tu pensas ser o "cerne da questão" e partir para outra análise, se achares correcto. Se não quiseres não publico no blog
Diz-me alguma coisa. Um beijo

 
At 10:28 da manhã, Blogger wicky said...

JÁ FIZ A TIRAGEM. Sete cartas em forma de estrela.
Estou a fazer a análise e interpretação.
Uma das cartas q saiu foi o caldeirão, representando simbolicamente um útero fecundo de onde desabrochará com muito amor uma nova vida, mas que ainda está em gestação.
Entretanto, como exercicio de magia aconselha-se o preparo de uma sopa utilizando o Caldeirão, tal como as antigas sacerdotisas e druidas. Vai ver.

 

Enviar um comentário

<< Home