Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

terça-feira, agosto 08, 2006

Uma borboleta no meu caminho




Quem me tem acompanhado aqui, sabe da minha predilecção por borboletas e o significado que elas têm para mim. Ontem ao fim da tarde, fui dar uma corridinha. Precisava expandir-me. A determinada altura. olho para o chão e vejo uma borboleta. Parei, apanhei-a com cuidado, mas não se mexia. Continuei o meu circuito sempre com ela na minha mão e de vez em quando ia olhando para ver se dava sinais de vida. A brisa que se fazia sentir, batia-lhe suavemente nas asas e nas patinhas, obrigando-me a parar para ver se realmente estava viva. O curioso é que à medida que ia correndo com a borboleta na mão, a sensação de cansaço ia-se desvanecendo e sentia como que um ciclo da minha vida se tivesse encerrado. Era como uma sensação de renascer. Já de frente para o sol que se punha, e que exibia umas cores luminosas lindíssimas entre o laranja e o vermelho, senti o meu coração expandir-se e dei por mim a agradecer tudo. Tudo de bom e menos bom. Senti que a vida é realmente uma dádiva, e o quanto a nossa existência é preciosa, com tudo o que daí pode advir. Que tudo nos enriquece e o quanto podemos fazer. Depois de jantar, recebi um telefonema de uma colega. Surpreendeu-me de início porque nunca tinha recebido uma chamada dela. Ao fim de algum tempo de conversa e de termos combinado um encontro ela contou-me o motivo do telefonema dela. No dia anterior tinha sonhado comigo. Sonhou que me estava a fazer uma visita, numa aldeia SOS, onde eu desenvolvia um projecto com crianças. Ela achou curioso ter sonhado comigo, e que eu devia saber uma vez que alguns sonhos dela acabam por se tornar realidade. À noite custou-me muito a adormecer. Parecia que pairava entre sonhos e pesadelos, entre passado e presente, entre a morte e o renascer...parece que a minha vida passava como um filme à minha frente. Por fim senti uma enorme tranquilidade e reduzida unica e simplesmente aquele momento, adormeci. Eram seis e meia da manhã, estava a regar as minhas plantas a sentir aquele cheiro a terra molhada, e aquela energia vinda delas... tinha o coração tranquilo, uma paz interior... Diz o meu filho, que ainda não se tinha deitado: Mãe, cada vez te levantas mais cedo, tu que sempre foste uma notívaga. Dei por mim a responder automáticamente: Pois é filho, as coisas mudam e eu sinto necessidade de aproveitar bem o dia!

8 Comments:

At 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Li e reli o teu texto. Fez-me estremecer de emoção. Muitos de nós procuram uma nova identidade ou um novo caminho, alguns arrepender-se-ão, outros talvez não. Mas sem dúvida, a vida tem muito valor, e poucos sabem aproveitá-la. Se calhar aproveitá-la não é ser egoísta, mas quando não se sabe ter equilibrio na vida, talvez a solidão ajude a valorizar muito do que se tinha.

 
At 7:19 da tarde, Blogger EuMulher said...

Anonimo... não temos que procurar uma nova identidade... temos de procurar a NOSSA identidade. Também penso que nao se trata de procurar um novo caminho mas encarreirar no NOSSO caminho. A vida tem muito valor sim e possivelmente muitos de nós só a vêem de uma maneira. Deixamo nos acomodar no dia dia de trabalho e esquecemos que existem muito mais coisas. Ate por vezes no nosso trabalho esquecemos que existem seres humanos e nao máquinas. Não chamo ser egoista pensar em si... pois so quando estamos bem podemos irradiar alegria e felicidade para os outros.A procura do equilibrio na vida vai ser sempre uma constante, porque tudo sempre esta em movimento. Penso é que temos de ser flexiveis e humildes para reconhecermos que por vezes enveredamos por caminhos errados, mas tudo faz parte de uma aprendizagem. Nunca podemos voltar atras porque nada sera ja igual. Costumo dizer que a cada segundo que passa somos um ser diferente. Em relação à solidao... existem muitas especies de solidao mas para mim a pior é quando a nossa propria companhia nao nos satisfaz. Para mim tudo começa no interior de cada pessoa. É certo que quando perdemos algo a que nao demos valor na devida altura dói, e aí so temos duas hipoteses: ou tentamos de novo e lutamos por aquilo em que cremos ou seguimos em frente sem olhar mais para tras.Por vezes surgem perdas irremediaveis, por isso nada como estarmos seguros de que estamos a dar o nosso melhor.Nao deixar de dizer a alguem que se ama... que se ama, nao guardar coisas à espera do momento certo...tanta coisa... nunca se sabe o dia de amanha. O momento certo é quando se sente.É logico que nem tudo depende so de nos, por vezes lutamos desesperadamende por alguem ou alguma coisa,mas se não tem de ser nao podemos forçar e temos de respeitar o trajecto de cada um. Os impasses é que acabam por provocar situações muito... doentias e ilusões e duvidas... o tempo nao pára há que fazer sempre alguma coisa. Tenho tido muitos altos e baixos mas de uma coisa posso me orgulhar: nunca desisti de lutar! Procuro o meu caminho, procuro a minha identidade, procuro a minha missao que por vezes pode se resumir a procurar isso tudo... nao sei. Mas tudo isso sao as minhas filosofias de vida. Já perdi, ja ganhei muita coisa!E como disse no post: estou agradecida por tudo ! Isto dava quase outro post... quando começo a "falar"....obrigada pela tua visita. Vive! Sê feliz!

 
At 10:59 da manhã, Blogger LuzHarmonia said...

Penso que algures por aqui já te tinha falado na minha paixão por borboletas e que elas simbolizam a transformação.
Quando fiz o caminho peregrino até santiago durante parte do caminho uma borboleta foi poisada no meu cajado e eu fiquei louca de alegria , porque ela me anunciava a transformação que ia acontecer em mim.
Agora pergunto-te, e a tua borboleta? estava mesmo sem vida? o que lhe fizeste?
Beijos de Luz

 
At 11:32 da manhã, Blogger EuMulher said...

Borboleta... conseguiste fazer me chegar as lágrimas... bom tambem não é preciso muito. Muito obrigada pela tua presença aqui. Ate parece que me senti mais acompanhada, senti aquele abraço amigo :) Não sei bem quem és mas tenho uma ideia. Em relação às borboletas... eu acho ate que ja aqui escrevi algo sobre isso senao me engano no inicio do ano. Para mim e para muitas pessoas a borboleta simboliza tranformação. Claro que pode ter outros significados. Por exemplo a cor branca para os chineses simboliza luto e para nos pureza. Tudo depende da cultura mas existem realmente arquetipos que despertam em nos certas "memorias". Há muito tempo que as borboletas que acompanham. De inicio nao lhes dei significado nenhum mas depois... acabaram sempre por me chamar a atenção no sentido da transformação. Iam aparencendo em presentes, papeis de embrulho, roupa... é engraçado quando começamos a ver as coisas com outros olhos e a tomar consciência. Outra coisa que achei interessante foi teres falado em borboleta tigresa :) é que o tigre é outro animal com quem tenho uma ligação muito grande. Possivelmente ja te falei que ele sempre esta presente nas minhas meditações.Gostava de continuar a ver te por aqui. Mesmo não sabendo , so desconfiando da tua identidade... tambem eu te agradeço teres te cruzado no meu caminho. Todos nos temos sempre tantas aprendizagens a fazer com as pessoas que se cruzam connosco principalmente aqueles a quem apelidamos de amigos. Um grande beijinho para ti e muita Luz.

 
At 11:39 da manhã, Blogger EuMulher said...

LuzHarmonia... tambem para mim as borboletas significam transformação. E realmente o seu aparecimento sempre atencede algum acontecimento nesse sentido. O caminho para Santiago realmente é mágico e sempre opera grandes transformações. Quase que o podiamos chamar de "caminho Borboleta" :)A minha borboleta... que é aquela que esta nas fotografias do post... esta realmente sem vida. Já nem o reiki a conseguiu trazer de volta. Neste momento ela encontra-se numa caixinha com uma tampa com borboletas, onde guardo os meus cristais pessoais. Foi aí que senti que devia estar. Possivelmente um dia sera devolvida à mãe Natureza quando assim o sentir. Beijinhos e muita Luz.

 
At 11:43 da manhã, Blogger EuMulher said...

Borboleta... se quiseres saber o que escrevi sobre borboletas, podes ler o post de 30 de Dezembro, só para ficares com uma ideia. Um grande grande beijinho!

 
At 5:58 da tarde, Blogger ATG said...

Fiquei sem saber se a borboleta estava viva ou morta. É bem bonita.

 
At 1:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! » » »

 

Enviar um comentário

<< Home