Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

sexta-feira, novembro 18, 2005

Jardim Secreto

É sempre bom termos um lugar onde nos possamos refugiar. Onde nos sintamos seguros, em paz, um lugar só nosso, e onde seja possível ir a qualquer momento. Deixo aqui uma sugestão: Criar esse lugar dentro de si mesmo.
Das primeiras que fizer o que lhe vou sugerir é melhor fazê-lo quando dispôr de um momento em que possa estar à vontade e sem ser incomodado. Depois de alguma prática é possível aceder ao "seu cantinho" sempre que quiser, mesmo estando na maior das confusões. Nunca o faça se estiver a conduzir ou a fazer algum trabalho que requeira a sua atenção e possa pôr em perigo a sua integridade física.
Encontre um local calmo, desligue o telemóvel e certifique-se que não vai ser incomodado. Deite-se ou sente-se com as costas o mais direitas possivel. Encontre uma posição que lhe seja confortável. Pode por música de fundo, de preferência sem voz humana para não desviar a sua atenção do que vai fazer. Feche os olhos. Faça 3 inspirações bem profundas. Procure relaxar os pés, as pernas, o tronco, os braços, as mãos, o pescoço e por fim a cabeça. Tente concentrar-se na sua respiração por breves instantes. Agora imagine que está numa praia. Vá caminhando à beira-mar. O mar está calmo, a temperatura amena. Sinta a areia fina e branca nos seus pés, e a àgua que de vez em quando os molha. Continue caminhando, devagar, sem pressa, usufruindo de tudo o que o cerca. Ao fundo vê um gruta. Dirija-se para lá e... entre. Lá dentro vê uma escada. Comece a desce-la devagar. Quando chegar ao fim tem diante de si um imenso jardim. É o seu jardim. Vai criá-lo a seu gosto. Com relva, flores, àrvores, um lago ou um rio, uma pequena cascata... como quiser. Este jardim é seu. Nele pode deitar-se na relva e ficar a olhar o céu, abraçar-se a uma àrvore e sentir a sua energia, enfeitar-se com flores, dançar, rir, gritar, chorar, mergulhar no rio. Neste "seu mundo" tudo é possível, até respirar debaixo de àgua e permanecer lá o tempo que quiser. Pode colocar-se debaixo da cascata e sentir que a àgua o limpa de tudo o que não lhe interessa: as preocupações, os medos, as dúvidas, as angústias... faça o que quiser. Aí tudo pode acontecer. Podem até surgir a presença de pessoas que conhece ou não, de animais com quem pode falar. Deixe que tudo lhe ocorra na sua mente, mas não se prenda a nenhum pensamento. Terá tempo para o fazer quando sair do "seu jardim". Deixe fluir, até mesmo as ideias que lhe possam parecer disparatadas. Deixe as coisas acontecerem. Quem sabe descobre muito de si mesmo e até soluções para os seus problemas. Quando quiser pode sair... suba as escadas, saia da gruta, caminhe de regresso pela praia e quando se sentir preparado abra os olhos. Espreguice-se e... levante-se devagar.
No fundo aquilo que acabou de fazer foi uma "viagem" ao seu interior. Das primeiras vezes é natural que sinta uma certa ansiedade, que não consiga parar de controlar os pensamentos, que pense que não está a fazer as coisas bem, que se sinta confuso, ridículo, mas... com o tempo e a prática vai ver como é bom ir ao "seu jardim" e ficar por lá nesse "mundo" que é só seu, onde tudo é possível . Vai ver o quanto pode aprender sobre si e sobre o mundo que o rodeia. O quanto isso o pode ajudar no seu dia a dia. Talvez muitas coisas não consiga perceber, porque são simbólicas, mas com o tempo acabará por entender.
Aqui fica esta minha sugestão. Qualquer dúvida estou aqui sempre para o que for preciso.
Cuide do seu jardim... isso trazer-lhe-à muito frutos!

4 Comments:

At 3:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1:24 da manhã, Blogger MIG-L said...

É um texto fabuloso este. Levado á letra, é-nos permitido vivê-lo e senti-lo intensamente. Adorei.
Um beijinho grd pela muita sensibilidade demonstrada.

 
At 2:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente o tempo e a nossa indisciplina, não nos deixa ter momentos de reflexão, de paz, de equilibrio sentimental.
É de facto uma excelente sugestão, vou passar a praticá-la diariamente e depois te direi os resultados.
Um beijo

 
At 12:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sem duvida uma excelente sugestão, um comprimido natural, uma vela consciencializada pelo seu significado e não pelo seu rotineiro uso. um beijo doce no rosto. e um beijo para ti.

P.s:desculpa a primeira abordagem no irc. :)

 

Enviar um comentário

<< Home