Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

sexta-feira, maio 26, 2006

Vamos dançar?


Desde que me conheço sempre tive paixão pela música e pela dança. Na música ainda consegui dar uns pequenos passos, mas a dança foi ficando sempre para trás. Lembro-me, em pequena, de deliciar-me com os filmes onde Fred Astaire e Ginger Rogers contracenavam. Adorava também ver os concursos de danças de salão e bailados. Por volta dos meus 8 anos e depois de ter massacrado a cabeça à minha mãe, recebi de presente umas sapatilhas de bailarina. Chegava a andar horas "em pontas" apesar das dores com que ficava nos pés. Nunca cheguei a aprender a dançar mas adoro dançar. Simplesmente deixo a música "entrar" em mim e limito-me a responder com movimentos do corpo. Ainda não perdi a esperança de ir aprender. Tenho de arranjar um par. Não sou como as pessoas que gostam de futebol e limitam-se a vê-lo sentados. Eu tenho de "jogar". A dança pode ser uma terapia, principalmente em casos de stress, ansiedade, angustia, falta de auto estima... e até pode ajudar-nos no autoconhecimento. Vou deixar aqui uma sugestão para quem quiser experimentar. Ponha a tocar uma música do seu agrado, pode ser mais ou menos dinâmica conforme se sentir melhor. Tire os sapatos, feche os olhos. Comece por imaginar que está a inspirar a música para dentro do seu corpo e vá-se movimentando. Não interessa a forma como o faz mas como sente. Mova braços, pernas, cabeça... salte, ria, chore... se assim sentir necessidade. Quando sentir que se "soltou" o suficiente, ou que está muito cansado páre. Desligue a música e ainda de olhos fechados deite-se ou sente-se durante um tempo, sem expectativas ou ansiedades. Sinta a vibração do seu corpo, aprecie o silêncio, entregue-se a esse estado de repouso. Podem ocorrer-lhe à mente muitas coisas, deixe-as vir e ir, não se prenda a nenhum pensamento. Quanto mais cansado estiver, quanto mais tiver sentido a música, quanto mais se tiver libertado e deixado ir, melhor serão os resultados obtidos no descanso e maior será a sua surpresa Se quiser, no fim pode escrever tudo o que lhe ocorreu para depois comparar com outras experiências e para mais tarde pensar de que forma os pensamentos e sensações que lhe surgiram fazem sentido para si. Não desanime se não sentir grandes efeitos de principio. Por vezes as expectativas e a ânsia de algo diferente bloqueiam o fluir das coisas. Seja persistente. Estarei aqui para esclarecer qualquer coisa que seja necessária. Se experimentar e quiser trocar idéias será muito bom. Dance, viva o momento e sorria!

5 Comments:

At 4:38 da tarde, Blogger greentea said...

QUE LINDO CONSELHO NOS DAS, MULHER!!!
Pequenas coisa q podem fazer a diferença no dia a ia e não custa nada...
liga-se o radio ou a net ou o cd que mais gostamos e dançamos ao ritmo - por vezes faço isso enquanto preparo o jantar ou tomo banho ou arrumo as roupas e é óptimo; quem estiver mais vulnerável, mais stressado , angustiado melhor sentirá os efeitos desta terapia para dias depressivos!!!
um beijo para ti

 
At 7:02 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Que boas ideias!

Apetece mesmo dançar!:)

Beijinhos e bom fim-de-semana!

 
At 9:29 da manhã, Blogger ATG said...

Um dia destes... vou dançar! Dá-me na telha e aprendo!

 
At 10:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não gosto de dormir sozinho...



Lembro dos teus braços ao meu redor.

Da tua respiração na minha nuca...

Da tuas mãos me acariciando...

De nos amando...



Não gosto de dormir sozinho...



Lembro dos teus carinhos

De me sentir amado

Do passar das tuas mãos pelo meu corpo

Pelo meu rosto,

Do teu olhar o meu jeito.



Não gosto de dormir sozinho...



Quero estar contigo,

Quero sonhar teus sonhos.

Quero amar-te, quero que me queiras.

Quero viver contigo.



Não gosto de dormir sozinho...

 
At 10:16 da tarde, Blogger isabel said...

Também adoro dançar. Já fiz um post sobre a dança. É um dos meios que encontro para exteriorizar os meus sentimentos, acabando sempre por me sentir tão bem...

Também é um meio óptimo para queimar calorias :)))

e daqui passo para o blog da greentea****beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home