Benção das Pastas
Amanhã, realiza-se em Lisboa a cerimónia da "Benção das Pastas". Possivelmente, alguns irão questionar-se porque escrevo sobre isto. É fácil responder. Desde que me conheço estou ligada ao ensino, ora como aluna, ora como professora. Sempre foi uma àrea que me fascinou. Mas não é só isso... talvez eu traga comigo também uma frustração: ter crescido depressa demais e não ter aproveitado a minha época de estudante, principalmente a de estudade universitária. Acreditem que já me passou pela cabeça inscrever-me numa universidade para "gozar" todos esses previlégios, mas já não seria a mesma coisa. Penso que faria tudo menos tirar o curso. Iria querer participar na associação de estudantes, na tuna, nas praxes... tudo o que teria direito. Não esquecendo, o traje académico. Adoro o traje académico! Possivelmente em alguma outra vida fui um estudante boémio e trago disso boas recordações. Não sei com que espírito alguns estudantes estarão amanhã na cerimónia. Eu possivelmente estaria numa mistura de sentimentos, entre o sentir-me agradecida e orgulhosa por ser finalista e pela sensação de "missão cumprida", a pena de deixar para trás a vida de estudante e tudo o que a envolve, o receio e expectativa do futuro, do novo ciclo de vida que se inicia e a esperança.. essa não faltaria, a esperança de ter sucesso e ser feliz com o caminho escolhido.
3 Comments:
Eu sou o 1º a torcer para que faças um curso universitário! Eu serei o 1º a apoiar-te na universidade! Posso até apadrinhar-te, se fores de Direito! ;) E, poderei ainda, ser o primeiro a ver-te trajada, a participar activamente na Academia, e a assistir à tua Benção das Fitas!
:))))
O saber não ocupa lugar, pelo que a idade não deve ser entrave para tal pretensão. Força e acima de tudo - DECISÃO.
Certas coisas que não são vividas nas devidas alturas já não têm o mesmo impacto por mais que queiramos. Não que a idade seja um entrave seja para o que for, mas a idade vai-nos transformando, vamos vendo a vida de maneira diferente. Há que aceitar as decisões que tomámos no passado, pegar nessas lições de vida e andarmos para a frente.O tempo não volta para trás.Continuo a ser estudante e de alguma forma professora mas da forma que a vida me ensinou para a qual me preparou e segundo as escolhas que fiz.
Enviar um comentário
<< Home