Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

sexta-feira, maio 19, 2006

Aulas de Dúvidas


Quem nunca assistiu a uma aula de dúvidas? São aulas por vezes esclarecedoras, ou que ainda nos põem mais dúvidas. Mas dúvidas existem sempre, ou sobre alguma coisa ou sobre alguém ou sobre nós mesmos. Penso que à medida que vamos avançando na vida as dúvidas vão sendo cada vez mais complexas, e poucos são os "professores" que nos conseguem esclarecer. Muitas das vezes só podemos contar connosco. Temos de ser autodidactas. Em muitas ocasiões me disseram: "Procura bem, a resposta está dentro de ti."E lembrar-me de tudo? Alguém se lembra de tudo o que aprendeu na escola? Eu não... muito menos o que esta "para trás" dos tempos de escola. Tentamos encontrar respostas com a ajuda de psicólogos, terapeutas, que nos "obrigam" a fazer uma revisão da "matéria" toda para encontrarmos onde estão as "nossas faltas de bases". Quanto mais mexemos no que está para trás, mais a nossa ignorância parece aumentar. Ás vezes até recorremos a "bibliotecas" que nem pensávamos existirem. Coisas que foram "escritas" há séculos e séculos atrás numa existência que parece nem ter sido nossa. Mas quando todo esse processo de "investigação" começa, é difícil voltar para trás ou mesmo desistir. Será que não é possivel aprender e tirar dúvidas de forma mais simples? Não estou a dizer mal de psicólogos nem de terapeutas. Aliás não seria coerente da minha parte, uma vez que eu própria estou a seguir um caminho dentro das terapias alternativas e acredito no bem-estar que nos podem proporcionar e principalmente a sua actuação na forma preventiva de muitas doenças e "dúvidas". Só que ... no nosso País a prevenção ainda não tem o valor que merece. Sei por, experiência própria, o quanto um psicólogo, um terapeuta pode ajudar uma pessoa, assim ela queira ser ajudada. Aprender, evoluir, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se oferece muitas resistências a isso. Por vezes dificultamos muito o nosso trajecto, e falo por mim. Há por aí algum "explicador"? Estou a precisar de tirar umas dúvidas existênciais, mas queria uma aula esclarecedora. E no fundo tudo se prende um pouco com o velho dilema shakesperiano: "To be or not to be". Por vezes as escolhas são dificeis e temos a noção que algumas delas são de uma importância extrema porque não só alteram a nossa vida como a vida de quem nos rodeia. Também temos um pouco o condão de tornar coisas tão simples em grandes dificuldades. "Ser ou não ser"; "ser ou parecer"... onde está a dúvida?

5 Comments:

At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Duvidas? É só perguntar... Posso tentar ajudar contribuindo com o pouco que sei. Beijinhos

 
At 12:05 da manhã, Blogger ATG said...

Há que esclarecer as dúvidas, sob pena de não passarmos a matéria como deve ser ;) explicar, explicar, explicar, até esclarecer tudo! E quando estiver tudo explicado, reforçam-se as aulas de dúvidas, para que não se dissipe a matéria ;)

 
At 3:06 da manhã, Blogger isabel said...

Se soubessemos tudo seria um enjoo!
É bom saber e esclarecer as dúvidas. Faz-nos sentir melhor com o nosso Eu.

Bom fim de semana :)

 
At 8:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dúvidas sempre existirão nos mais variados domínios da vida, seja ela pessoal ou profissional. Mais que explicações, pareceres ou conselhos, só há uma forma de tirar dúvidas: experimentar, realizar, pôr em prática.

 
At 12:39 da tarde, Blogger EuMulher said...

Realmente a vida é feita de experiências. Realmente muitas dúvidas se dissipam com experiências vividas e outras por si só. No entanto cabe a cada um tomar as decisões que lhes parecem mais acertadas e serem responsáveis por elas.Cada vez acredito mais que certas dúvidas só nós conseguimos esclarecer mesmo correndo o risco de "chumbarmos" e termos de voltar à estaca zero para aprender tudo de novo. Quando não aprendemos à primeira, nem à segunda, levamos tanto na cabeça que um dia chegamos lá e como eu costumo dizer: nem que seja à bofetada!Permanecer na dúvida é que não pode ser!

 

Enviar um comentário

<< Home