Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

quarta-feira, novembro 23, 2005

Confiança a quanto obrigas...

Cresci a ouvir do meu pai uma frase: no dia em que deixar de confiar em ti é para o resto da vida. Durante muitos anos achei que era uma frase sábia e que fazia muito sentido. Pautei a minha vida por esse dito. Era importante para mim fazer de tudo para não desiludir ninguém, nem para que perdessem a confiança em mim. Esta situação condicionou-me em muitas coisas, principalmente durante a adolescência e parte da juventude. Eu não tinha a noção do que era a confiança, até onde era razoável ir, onde estavam os limites do aceitável. Lógico que não me passava pela cabeça mentir nem ocultar nada, então restava-me ser exemplar. Mas quem é que não aceita determinadas irreverências próprias dos jovens? Mais tarde acabei por sentir que aquela frase que tantas vezes o meu pai repetia eram quase como que umas algemas que me tinham posto.
Penso que há que impor limites e conhecer os limites dos outros, depois trata-se mais de uma questão de respeito. Por vezes a confiança está associada também às inseguranças das pessoas ou ao desejo de controlar. Como mãe foi frase que nunca disse aos meus filhos. Procuro manter um diálogo aberto para que não tenham necessidade de me ocultarem nada e procuro que eles entendam que errar faz parte de todo um processo de aprendizagem. Se errarem não vou deixar de ser mãe deles nem de os amar da mesma forma. Hoje realmente vejo as coisas de uma forma bem diferente. Pela minha experiência de vida se tivermos capacidade de aceitação em relação aos outros a perda de confiança só se dá quando realmente sentimos que uma relação já deu o que tinha a dar.

4 Comments:

At 8:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Julgo que o "deixar de confiar" só acontece quando se mente, se esconde algo de mal, eternamente!
Mas entre o deixar de confiar e o deixar de gostar..... vai uma grande distência que só se ultrapassa com muitas mais desilusões!
Concordo que há, também, que tentar compreender o porquê das coisas.
Calro que o diálogo e a prédisposição para ajudar, reflectir, entre as pessoas, é vital para que se minimizem perdas de confiança.
Um beijo

 
At 4:35 da tarde, Blogger EuMulher said...

Anonimo...Cada relação é uma relação, e existem muitos tipos de relação: relações de amizade, amorosas, familiares...Na minha opinião quando temos desilusões é porque criamos expectativas. Por vezes projectamos nos outros coisas nossas, e se as pessoas não agem conforme esperamos acabamos por nos desiludir.Daí eu falar em aceitação do outro.Para mim tudo tem uma razão de ser que eu sempre procuro entender. Já me aconteceu por várias vezes pessoas "desiludirem-me" e continuar com uma relação e outras vezes as pessoas não me fazerem nada e simplesmente nos vamos afastando cada vez mais. Na minha maneira de entender a vida a pessoas cruzam-se nas nossas vidas e permanecem o tempo que for preciso para aprendermos mútuamente. Daí muitas vezes ser difícil entender certas coisas. Porque será que alguém que parece que só nos está a fazer mal permanece ligada a nós e outras que até gostavamos se afastam sem razão aparente?Isto é a minha opinião!Quanto ao mentir e esconder algo eternamente... tem muito que se lhe diga. Existem pessoas com medo de serem julgadas e apontadas a dedo, ou pensam que podem perder alguém de quem gostam por erros do passado...tudo é possível.Por isso sempre gosto de procurar entender as pessoas e aceitá-las como são. Obrigada pelo teu comentário, afinal de contas cada um tem uma experiência de vida e com isso uma visão diferente das coisas.

 
At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi, adorei o artigo...
Confiança...por vezes damos demais a quem n devemos e só apanhamos desilusões...Se bem que a vida tb é feita de algumas desiluções, talvez pelo excesso de confiança que damos a algumas pessoas...
Eu sou uma pessoa que tem sofrido desilusões pelo excesso de confiança que deixo as pessoas tomarem...não é defeito é mesmo feitio.Mas também a tiro...sou muito mázinha...
Mas tb sou da opinoão de que quando se deixa de confiar, é pk somos traidas, pk nos mentem ou omitem....
um beijinho
carla

 
At 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quero acreditar que a confiança se perde mas também se pode recuperar… Eu dou sempre a oportunidade ao meu próximo, porque também falho, porque também perderam a confiança em mim, e reconhecendo o meu erro me ver disposto a não falhar mais… Não ter a oportunidade de me redimir seria catastrófico…
dbart

 

Enviar um comentário

<< Home