Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

domingo, outubro 02, 2005

Amanhã há espectáculo no céu


"Durante cerca de cinco minutos da manhã de 03 de Outubro, a Lua vai sobrepor-se totalmente ao Sol, ficando visível apenas um anel de luz em torno da Lua, razão por que se chama a este tipo de eclipse anular ou anelar.Será um eclipse anelar, o que acontece «sempre que há um alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra», explicou à Lusa Rosa Doran, do Núcleo Interactivo de Astronomia (Nuclio).De acordo com a especialista, este fenómeno «tem a ver com o facto de a Lua estar no ponto de órbita mais próximo da Terra», e assim, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua vistos a partir do planeta são muito próximos.Contudo, o eclipse anular perfeito só será visível no norte do país, que será atravessada pela chamada «faixa de anularidade», embora o fenómeno seja visível, como eclipse parcial, em todo o país.A faixa de anularidade, ou faixa central, começa no Atlântico Norte, passa pelo Norte de Portugal, Espanha, Ilhas Baleares, e cruza o continente africano em direcção a sudeste, passando pela Argélia, Tunísia, Sudão, sudoeste da Etiópia, Quénia e extremo sul da Somália, terminando no Oceano Índico.Em Portugal, os distritos privilegiados são os de Braga, Vila Real, Viana do Castelo e sobretudo Bragança, situados dentro dessa estreita faixa de visibilidade ao longo da qual o disco lunar oculta o centro do disco solar.Quem estiver nesta zona pode observar durante perto de cinco minutos o auge do eclipse (por volta das 09:54), que começa às 08:38 e termina às 11:16, hora de Lisboa.Segundo Rosa Doran, «os eclipses em si não são fenómenos raros, já que ocorrem várias vezes por ano, o que é raro é acontecerem no mesmo local». O último eclipse anular em Portugal ocorreu em 1912 e o próximo só voltará a acontecer em 2028.Apesar de aconselhar toda a gente a observar o eclipse, de preferência a partir de Bragança, onde o Nuclio está a organizar uma série de eventos em torno do fenómeno, Rosa Doran recomenda vivamente o uso de óculos especiais para o efeito e alerta para o perigo de se olhar para o sol sem protecção."*
Se puderem dar um salto ao Norte... aproveitem, em Argozelo (Vimioso) há festa rija!

6 Comments:

At 11:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa noite, Após ter lido vigorosamente o teu post deste belo blog, lembrei-me efusivamente de amanha logo de manha, comprar os meus oculos especiais para observação tão especial, que é um eclipse Anelar. Visto este fenomeno ser deveras hilariante e exactidão imensa, não poderei esquecer de observar!! A ansiedade ja impera em mim... :)

 
At 3:43 da tarde, Blogger EuMulher said...

Gostaria de colocar uma questão. Será que alguém se sentiu diferente nestes dias anteriores ao eclipe e no dia? Normalmente estes alinhamentos de planetas mexem com as pessoas. Anonimo... obrigada pelo teu comentário. Espero que voltes cá :)

 
At 3:40 da manhã, Blogger Edgar V. Novo said...

Eu tenho a felicidade (olha mais uma vez a felicidade) de viver no Norte, mas a essa hora estive a dormir... Há prioridades...

 
At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não consigo deixar de considerar ridiculo este fenomeno histerico que leva toda a gente a olhar para o sol, e muitas delas tendo de fazer viagens longas e dispendiosas, para ver um fenomeno de 3 minutos... Para no fim poderem dizer "Posso morrer feliz vi algo verdadeiramente Belo..."

A beleza esta em todo o lado desde a flor mais simples a mais complexa obra humana, desde do malmequer ao fundo da minha rua a catedral de Notre Dame a beleza existe em todo o lado parece me estranho e border line Ridiculo que apenas de 100 em 100 anos as pessoas se apercebam de que a vida tem mais vertentes importantes que apenas o trabalho, o dinheiro e a satisfação das nossas necessidades animais (comer dormir etcc...)

Parece, que apenas de 100 em 100 anos o ser humano portugues de nascimento se apercebe de que ver algo verdadeiramente belo tambem alimenta... E correm todos os riscos para saciar a fome de 100 sem beleza...
Acho estranho no minimo, essa situação.
Dentro de 22 anos vai haver mais um andem de olhos fechados até lá e vão poupando dinheiro para viagem .......

 
At 7:53 da tarde, Blogger Edgar V. Novo said...

Ega subscreve humildemente o comment de Anonymous II.

 
At 12:25 da manhã, Blogger EuMulher said...

Anónimo 2... eu entendo-te muito bem. Beleza existe em todo o lado desde que as pessoas estejam dispostas a reconhecê-la. Um ditado muito antigo diz:"pior cego é aquele que não quer ver".Penso no entanto é que tudo serve de pretexto para as pessoas sairem da rotina e da monotonia em que vivem. Mas só o fazem quando arrastadas. Não tomam iniciativas. Será que perdem tempo a olhar para as cores da chama de uma vela? Ou para os desenhos que as nuvens fazem no céu? Mas se viesse no jornal que tinham descoberto uma nova cor no fogo... amanhã andava tudo de velas na mão!A cada um cabe descobrir a beleza das coisas, e não temos todos o mesmo sentido estético. Gostei muito do teu comentário. Gostaria que voltasses aqui.

 

Enviar um comentário

<< Home