Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

segunda-feira, outubro 17, 2005

Nome... idade... ddtc... foto...



Tenho-me interrogado várias vezes sobre o tipo de afectos que se desenvolvem nas salas de chat. Não nego que frequento algumas dessas salas, embora com menos regularidade que há uns tempos atrás, até porque de ano para ano noto muita diferença na maneira como as pessoas utilizam este meio de comunicação. As pessoas tornaram-se desconfiadas e dificilmente consegue-se ter uma conversa interessante sem que hajam segundas intenções por trás. É um mundo onde se mistura muito a realidade com a ficção. Cada um tem os seus objectivos, que nem sempre são detectados logo de início. Muitas pessoas servem-se deste veículo de comunicação para trocarem ideias, fazerem amizades, ou como ponto de encontro com amigos. Também por vezes funciona como se fosse um teatro onde pessoas intrepretam o papel daquilo que gostavam de ser na realidade e não ousam ser, ou até homens fazem-se passar por mulheres e vice versa para conseguirem uma maior abertura da pessoa do outro lado do ecran. Outra vertente, pode ser utilizarem este meio como "saco de pancada", descarregando aqui todas as suas irritações, por vezes insultando sem dó nem piedade. Outros utilizam estas salas de conversação como se fosse aquilo a que chamo A.C.A, associação dos carentes anónimos. Todos temos as nossas carências, sem dúvida, mas na minha opinião esta forma de compensar carências, em lugar de trazer algo positivo pode agravar a situação. É como caminhar sobre um terreno que não se conhece de olhos vendados. Nem sempre do lado de lá está alguém capaz de compreender o que se sente, ou descodificar muitas coisas em meia dúzia de linhas escritas de forma telegráfica. Quando uma pessoa está carente, torna-se vulnerável e pode ser uma presa fácil para certas pessoas sem escrúpulos e manipuladoras. Outros utilizam esta via como uma alternativa às linhas eróticas, e para satisfação imediata. Não querendo ser demasiado dura, também é uma opção mais segura e económica à prostituição. Por vezes também é como assistir a um programa do tipo "Levanta-te e ri". São trocadas piadas e assim se passa um pouco do tempo de lazer (às vezes de trabalho). Já algumas vezes me fez lembrar aqueles anúncios de jornal: "cavalheiro, procura senhora para compromisso sério. Sigílio absoluto". Mas tudo tem as suas consequências. Por vezes desenvolvem-se afectos, e não raramente porque as pessoas vêem no outro uma personagem criada por si. Quando se conhecem pessoalmente isso pode vir a ser uma grande desilusão pelas expectativas criadas. Comparo estas relações a como começar a casa pelo telhado. As palavras têm a força que lhes quisermos dar. Quando lemos um livro, cada um imagina as personagens e o meio envolvente à sua maneira. Até a própria mensagem de um livro pode ser intrepretada de maneira diferente conforme o estado de espiríto da pessoa na altura que o lê. Já li livros mais que uma vez e sempre descubro coisas diferentes. Para mim é importante conhecer alguém pessoalmente. Acredito que além do que uma pessoa possa mostrar ou dizer, existe uma linguagem subtil entre os 2 corpos que muitas vezes não conseguimos dar conta. É por isso que por vezes acontece conhecermos alguém, que até foi simpático mas com o qual não criámos nenhuma empatia. Assim como falamos na tal "química" sentida em determinados encontros. Nestas conversas virtuais, também acaba por existir uma grande falha de comunicação, porque além de se escreverem frases "tipo telegrama", ainda está-se sujeito à intrepretação da pessoa do outro lado do ecran, porque faltam aqui muitos ingredientes: o tom de voz, a expressão corporal, o olhar....

Já algumas pessoas me disseram que levo estas conversas virtuais muito a sério. Já chorei, já ri, já me zanguei, enfim, já senti muita coisa, mas não consigo esquecer, que do outro lado existe um ser humano tal como eu, e isso leva-me a respeitar a situação em si. Já me apercebi, no entanto, que nem todas as pessoas pensam como eu.
Estas salas de chat podem ser uma faca de 2 gumes: podem conduzir-nos à realidade do mundo ou a um mundo de ilusão.

7 Comments:

At 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Continua a ser refrescante ler as tuas ideias.. é interessante saber que alguém pensa o mesmo que nós e que o consegue colocar em forma de letra (e tão bem resumido). Esta realidade tão virtual estranha-se e depois entranha-se... até fecharmos a (bem/mal)dita janela.

 
At 12:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ola.. na minha opinião o chat espelham a realidade.
Há quem diga que o mundo da net é o pior q existe é só pessoas isto e aquilo, infelizmente julgo que na net muitas vezes por pensarem q estão protegidas atrás de um ecrã as pessoas expoem-se mais e mostram-se como verdadeiramente são.. ou seja.. não é na net q só se encontram "pessoas" de má indole (chamemos-lhes assim).. elas existem por aí.. mtas vezes disfarçam mta bem e só muito tempo depois notamos a verdadeira maneira de ser dessa pessoa.. mas felizmente existem também muitas pessoas que usam a net para conhecer outras pessoas.. para criar amizades sem segundas intenções e também para falar de uma maneira com desconhecidos que, bem vistas as coisas, cara a cara não haveria o mesmo à vontade..

Kisses

 
At 4:45 da tarde, Blogger EuMulher said...

Dubhdara... obrigada pela tua presença aqui, e pelo teu comentário. Tens razão quando dizes:"esta realidade tão virtual estranha-se e depois entranha-se" Lembro-em das primeiras vezes que frequentei as salas de chat e realmente era um mundo novo para mim, e de certa forma fascinante pela sua diversidade. Sempre me fascinou o ser humano pela sua forma de pensar e de estar. Confesso que fiquei viciada a certa altura. Só que foram surgindo as primeiras decepções e isso levou-me a questionar muita coisa. No entanto criei amizades e aprendi muito.
Bacuz...Tens razão, o que temos à nossa frente é o mundo real e as pessoas tal como são ou como gostariam de ser. Também penso, que tal como eu que questionei e aprendi muita coisa o mesmo acontece com as pessoas que passam pelas salas de chat.É sem dúvida uma tomada de consciência do mundo em que vivemos.Tal como tu dizes também é possivel fazerem-se amizades.

 
At 10:08 da tarde, Blogger ATG said...

Só sei que nos chats, todos dizem ter 1,80m , elegantes, empresários... e as mulheres sempre magras, bom físico, executivas e atraentes. Resta saber é se depois... acabam por ser todos assim tão belos como eu! LOL
EuMulher manda a foto sff!!!! DDTC?!

 
At 2:56 da manhã, Blogger EuMulher said...

Dj... eu sou empresária e de sucesso... tenho um 1,80, olhos verdes...super atraente... não envio foto nem a ponho aqui senão tinha de contratar uma assistente de blog para me ajudar com a enchente de visitas que ia passar a ter ... teclo do distrito de Lisboa e agora como se usa nas salas de Chat LOLOLOLOLOLOL

 
At 12:08 da manhã, Blogger Edgar V. Novo said...

Excelente post! Também não sou simpatizante de chats, 1º porque não há paciencia para aquela conversa da treta como indicas no título do post; 2º porque não se encontra ppl minimamente interessante nesses chats; 3º porque não posso beber o meu J&B com duas pedras de gelo e teclar ao mesmo tempo.

 
At 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vou dizer por algumas palavras o que acho do tema... Não ando no IRC há três dias...mas sim há alguns anos e os suficientes para saber o que é que a maioria das pessoas pretendem com as salas de chat...Se fosse só um simples,Oi, ddtc, idade, sexo...Eu não vinha aqui opinar...Mas o intuito da maioria das pessoas é o reles engate...conversas da treta...
Não nego que o IRC é uma caixinha de surpresa e que quando menos esperamos "estamos do outro lado"...Eu própria já passei por isso e não me arrependo...No mIRC encontra-se de tudo...pessoas bem dispostas, animadas, comunicativas, mal humuradas...até aqui menos mal...mas temos tb tarados, pessoas sem classe (verdadeiros animais à caça)..que enquanto lhes deres a tua simpatia és a MAIOR, se não lha dás és tudo o que de pior se pode dizer de um SER HUMANO.
Conselho: USEM O IRC PARA SE DIVERTIREM, PASSAREM UM BOM BOCADO, NÃO O CONFUNDAM COM A VIDA REAL, É PECADO!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home