Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Uma questão de pele

Anteontem depois de ter escrito sobre "palavras" e "sentir", estive a estudar. Achei engraçado encontrar num livro científico, um altlas do corpo humano, esta frase :" como é sensível ao tacto mais delicado, a pele torna-se um orgão de comunicação, por vezes mais eloquente do que as palavras". Na parte das funções da pele dizia também que esta tem uma função de interacção social-"a pele contribui para certas reacções sociais e interpessoais. É curioso saber que o nosso maior orgão está "recheado" de minúsculos sensores para o frio, calor, tacto, pressão, dor..que está irrigado por inúmeros vasos sanguíneos, que perde e regenera cerca de 6000.000 partículas de pele em cada hora, aproximadamente 680g por ano. Contém além de várias glândulas, umas que podem ser "os vestígios residuais do que terá sido parte do sistema odorífero que terá tido um papel comportamental socialmente importante, produzindo talvez um estimulante sexual ou marcador sexual". Pelos vistos ainda trazemos connosco muita coisa de há milénios de anos. Bem, não vos vou mencionar tudo o que aprendi sobre a pele mas quando em certas alturas se diz: É uma questão de pele..." para se relatarem certas acções, certas formas de sentir, científicamente não se está muito longe da verdade. Não tenho dúvidas que a pele não só comunica para o exterior o que está dentro de nós assim como reage a tudo, por ínfimo e invisível que seja vindo de fora, fazendo-nos reagir mesmo sem darmo-nos conta. É uma questão de sensibilidade.

8 Comments:

At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por isso a expressão - estou com pele de galinha, entre outras - tenhos os nervos à flor da pele,e assim sendo um conselho: tratem sempre muito bem da pele, lavem-na e hidratem-na, e não a exponham demasiado ao sol.
Beijos por mais um post informativo de interesse.

 
At 12:00 da tarde, Blogger EuMulher said...

Anónimo... posso acrescentar o seguinte: cada pêlo tem um minúsculo músculo erector. Quando temos frio,ou nos seja dado outro estímulo que nos possa dar uma sensação semelhante, estes músculos contraem-se para fazer com que os pelos se levantem, acumulando o ar morno entre eles e provocando a aparência arrepiada da pele No caso dos seres humanos essa acção é relativamente inútil, já nos animais com o corpo coberto de pelos ajuda a acumular ar morno junto à pele. Convem realmente tratar a pele e a pele tambem pode servir para diagnostico de certas doenças bastando para isso uma avaliação cuidada. Também não convém lavar demasiado a pele para nao lhe tirar toda a gordura que funciona como uma fina camada protectora.Alias os idosos deviam só tomar banho 3/4 vezs por semana porque o oleo natural da pele diminui com a idade. O Sol em excesso como sabemos também é prejudicial, mas não devemos deixar de tomar banhos de sol devidamente protegidos por causa da produção de vitamina Desculpa mais esta "seca" Estava só a testar os meus conhecimentos para o meu exame Beijinhos e obrigada pela tua visita. ;)

 
At 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ola linda bonito blog tens aqui ******************** tenho q vir aqui + vezes sempre aprendo alguma coisa hehehehhe o texto muito bom hehhe ;) bem so me resta desejar-te um bom final de dia inte jokas fofas

 
At 10:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

nao é so uma questão de contacto, do sentir, mas tambem magia no ar, a magia com as palavras a proferir sentimentos mais o sentir fazendo o pacto da carne em que somos humanos e precisamos de alguem...

 
At 1:33 da manhã, Blogger ATG said...

Continuo à espera de actualização do blog! Não desistas... nunca!

 
At 1:57 da tarde, Blogger EuMulher said...

anjo_do_inferno... estou de acordo contigo... sempre precisamos de alguém, mas para mim sentir uma pessoa vai muito alem do que a pessoa me possa dizer. Por vezes até uma pessoa pode estar a ser simpatica mas sentimos que há algo que não nos agrada. Para mim a comunicação tem muitas formas, não so a verbal. Nós enquanto seres humanos somos mais do que "carne", somos espirito tambem.Aprendemos a expressarmo nos atraves da fala... mas isso para mim não basta. Maneiras de ver, ou se quiseres de sentir.

 
At 2:04 da tarde, Blogger EuMulher said...

Dj... Eu nao gosto de desistir seja do que for. Existem fases da vida em que temos de dar prioridades a outras coisas ou fazer uma pausa para recuperar de certas "feridas". Como a escrita para mim é influenciada por muito daquilo que sinto penso que não estou numa boa altura para escrever... pelo menos aqui.Mas obrigada pelo incentivo.Espero que as pessoas entendam. Não lhes quero passar um certo mau estar em que me encontro.

 
At 10:51 da tarde, Blogger ATG said...

Ainda não foi desta que vi um post novo!

 

Enviar um comentário

<< Home