Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

terça-feira, dezembro 05, 2006

Nós... os outros...



Na vida vamos aprendendo muita coisa que até faz sentido, mas que é muito difícil de pôr em prática devido à forma como crescemos. Por vezes, costumo dizer que seria mais fácil para mim viver numa certa ignorância, porque dar-me conta que cresci segundo determinados parâmetros que neste momento considero estarem longe da minha realidade de hoje, não é fácil. Reeducar-me é viver de certa forma em conflito constante. Tomar consciência que a minha felicidade está nas minhas mãos, tomar consciência que a minha existência é fruto do que penso e sinto, foi complicado. Tomar as rédeas da minha vida tem sido uma penosa aprendizagem. Porque não me ensinaram isso de pequena, que só eu posso ser responsável por mim? Que só eu posso mudar o que há para mudar em mim? Que o que gira à minha volta é provocado por mim? Que não posso responder pelos outros nem modificá-los só respeitá-los? Que ajudar os outros não é poupá-los a certas coisas, mas deixá-los viver por si? Que não posso intreferir na aprendizagem de ninguém, porque estou a impedi-los de evoluir? Preocupei-me demasiado com os outros, vivi demasiado pelos outros, intreferi demasiado na vida dos outros não os deixando evoluir. Senti demasiado pelos outros, vivi demasiado dependente dos outros ao ponto de me tornar nos outros e esquecer a minha identidade. Dei-me conta da forma manipuladora que sempre usei, do controle que sempre exerci, para construir a minha felicidade à custa dos outros. Durante muitos anos achei que estava a ser correcta, que era a minha forma de amar. Hoje vejo o quanto estive enganada. A vida encarregou-se de me fazer ver estas coisas. Não consegui abrir os olhos a tempo de me poupar a uma dura lição. Pensem no que estão a fazer com vocês, com os outros, com a vossa vida. Se o que escrevo vos ajudar, no fundo este blog cumpre a sua razão de ser.