Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

quinta-feira, agosto 24, 2006

O que está a pensar?

" Uma pesquisa publicada na revista especializada "Nature Neuroscience" revela que uma equipa de pesquisa da University College London realizou um mapa mental, através da análise do fluxo sanguíneo, observado numa ressonància magnética funcional. A actividade cerebral no cortex visual foi avaliada enquanto os voluntários olhavam para distintos objectos num ecrã de computador. Se as duas imagens aparecessem numa sucessão muito rápida, os voluntários unicamente percepcionavam a segunda. No entanto, a ressonância magnética diferenciava inconfundivelmente as caracteristicas da actividade cerebral criada, tanto pela primeira como pela segunda imagem. E, portanto, os cientistas afirmam que é viável perceber o que uma pessoa está a pensar mesmo que esta não se aperceba"
in Psicologia Actual edição de Agosto 2006

Achei curioso este artigo. O ser humano sempre teve necessidade de provar tudo científicamente. Só assim parece acreditar na existência das coisas. Também vai-se dando conta do quanto a linguagem verbal, escrita e matemática é insuficiente para explicar certos fenómenos. Quantas vezes já aconteceu, conhecermos uma pessoa, e apesar de toda a sua simpatia sentirmos que algo não bate certo? Quantas vezes conhecemos pessoas e elas nem precisam de expressar-se para sentirmos uma enorme empatia? Há muito que acredito existir uma linguagem muito subtil entre seres vivos transmitida unicamente através da sua presença. Já dei conta que essa linguagem pode ser consciente ou não. Por vezes transmitimos aos outros coisas que desconhecemos, ou não queremos aceitar em nós. Conseguimos ver para além do que nos é mostrado. Já pensaram quantas coisas podemos captar diáriamente, que não damos conta e que se vão armazenando na nossa memória? Tudo faz parte da nossa experiência de vida e acredito que é-nos dado a conhecer aquilo que precisamos para o nosso trajecto aqui enquanto seres humanos.


2 Comments:

At 1:56 da tarde, Blogger ATG said...

O céebre sonho da ficção científica de um aparelho que leia pensamentos afigura-se, cada vez mais, como real.

 
At 12:34 da tarde, Blogger EuMulher said...

dj... garanto-te que não é muito bom quando "lemos" os pensamentos dos outros. Alem de nos podermos desiludir, às vezes "lemos" coisas que nem a própria pessoa deu conta que pensou ou sentiu, é o caso das duas imagens que passam depressa. Mas a mente humana, o cerebro, continua uma caixinha de surpresas e o ser humano sempre gostou de desafios. So que as vezes perde-se demasiado no racional, ou demasiado no não racional, há que encontrar o equilibrio das coisas.

 

Enviar um comentário

<< Home