Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

terça-feira, outubro 25, 2005

Moda... de novo...


Não é de todo desconhecido que muitas mulheres preocupam-se com o estado da sua pele. Felizmente isto também vai sendo, de alguma forma, sentido pelos homens. Não só por uma questão de estética mas por uma questão de saúde. A pele é o nosso maior orgão e contém inúmeras funções. No entanto, a maioria esquece-se que não bastam bons cremes e que a manutenção e beleza da pele passam por uma alimentação variada e saudável e por um equilíbrio da parte emocional.
Isto tudo para vos relatar uma pequena curiosidade acerca de "modas". Hoje em dia apreciamos uma pele com um tom mais bronzeado, mas há uns tempos atrás as mulheres tudo faziam para manter a tez o mais pálida possivel. Sabe-se que no séc XVII, uma senhora de nome Toffana, introduziu na corte italiana uma substância tão forte para branquear a pele que 600 homens morreram envenenados por beijarem as esposas. É bom ponderarmos até onde nos podem levar as "modas". Os bronzeados excessivos, as dietas, o exagero de práticas físicas... tudo o que nos possa levar aos padrões criados pela sociedade, pode ser muito prejudícial para a nossa saúde. Há que escutar o nosso organismo e respeitarmo-nos acima de tudo.

7 Comments:

At 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ai está o famoso beijo da mulher aranha! :-)
Se os homens morreram por beijarem as esposas... nem quero imaginar o estado em que as ditas se encontravam!

De todos os excessos que se dão ao corpo por causa da imagem, a anorexia é uma das que não consigo entender... que moda é a magreza? Que sensualidade transmite? Nenhuma. (inveja da Etiópia??)

Depois há as tatuagens... que espalham tinta pelo corpo todo. E os piercings que se não forem bem feitos, podem ter consequencias sérias. O que não se faz na dança do acasalamento...

Os excessos são sempre cobrados. Mais dia menos dia.

 
At 7:48 da manhã, Blogger ATG said...

Antigamente, o bronzeado era sinal de nobreza, porque as pessoas pobres viviam maioritariamente no interior, ou quando viviam no litoral, não tinham tempo de se deslocar às praias para tirarem um tempo de férias, porque o trabalho tirava imensas horas. Como tal, só aqueles com mais posses, que tinham tempo para fazer férias, mais nobres, é que apareciam bronzeados. Começou aí a "pancada" pelo bronze...
Não nego que ver uma marquinha de biquini (ainda que mínima) me atrai imenso ;)

 
At 11:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Faz-me confusão que as mulheres incorram em sacrifícios anti-natura para se parecerem com modelos magricelas que constituem um ideal de beleza definido por um conjunto de "pseudo-elite" de moda composta maioritariamente por homens gay.

hiiiii que vergonha!!! Que preconceituoso que acabei de ser!

Antigamente uma mulher bonita era cheiinha, com as ancas largas. Sinal de fertilidade, que chamava ao que mais de primitivo temos: instinto de sobrevivência da espécie.

Chamem-me primitivo. Acho as (pseudo-)modelos aberrações deselegantes e desinteressantes. Acho bonitas as mulheres mais curvilíneas. Sem entrar no exagero de obesidade que a falta de exercício e a má alimentação provocam noutro conjunto de mulheres (e homens). Como tudo, equilíbrio. No meio está a virtude.

Os reclames da Dove da iniciativa "beleza real" deveriam ter marcado uma diferença que infelizmente acho que não marcaram...

 
At 6:13 da tarde, Blogger EuMulher said...

Dubhdara...a anorexia é um problema bem mais grave e sério do que só o desejo de ser-se magra. Ops... eu tenho uma tatuagem... mas eu entendo. Muitas pessoas parece que fazem certas coisas quase como um desejo de "mutilação" e de chamar a atenção. Nada como encontrar o equilibrio das coisas e sermos nos mesmos, não nos deixarmos afectar pela aceitação ou não em determinados grupos.
Dj...eu ouvi muitas histórias dos meus avós quando iam a "banhos" para a Figueira da Foz e principalmente todos os cuidados que a minha avó tomava para nao deixar a pele bronzeada. Sei que nessa altura nem todos tinham oportunidade de usufruir destas idas à praia. Penso que a moda do bronzeado se deve à estilista Coco Chanel que começou a tomar banhosde sol na Riviera Francesa.
Happyguy... obrigada pela tua presença aqui e pelo teu comentário.Realmente já passamos por várias modas e nivel de constituição física. Cometem-se muitos exageros para satifazer o que a sociedade muitas vezes impõe. As pessoas não se sentem aceites por não fazerem parte desse modelos. É sempre bom ver que existem sempre pessoas que pensam de maneira diferente e não vão atras de estereotipos. Ainda hoje existem sociedades mais primitivas que realcionam a largura das ancas de um a mulher com a fertilidade.Ainda vou escrever sobre isso :)Tal como tu também nao gosto nada de ver desfiles de "cabides humanos".

 
At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que hoje em dia os produtos para a pele, já escusam de matar os homens e neste caso as mulheres também, pois agora eles também se cuidam o que eu acho muito bem!!! ^Erina^ :)

 
At 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ELOGIOS Ñ ME ELEVAM E OFENSAS Ñ ME REBAIXAM SOU O K SOU E Ñ O K ACHAM.......Jxo*

TRISTE Ñ É MUDAR DE IDEIAS TRISTE É Ñ TER IDEIAS PARA MUDAR.....Jxo*

 

Enviar um comentário

<< Home