Essencia de Mulher

Um blog para mulheres e homens de mente aberta

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Do cérebro para o nosso interior


"O modelo da evolução é que cada novo facto seja incorporado e colocado ao serviço de uma função superior...O neocórtex (do cérebro) é tão poderoso que só é necessária uma pequena parte para modular ou modificar o inferior e a questão é: para que servem os restantes 90%?... O programa de trabalho que a Natureza nos reserva depois da adolescência consiste em descobrirmos e formarmos uma unidade com o processo, descobrirmos qual a actividade que activará e incorporará o resto das nossas estruturas neurais, nos trará equilíbrio e conduzirá ao ponto que a evolução pretende.
O Dr. B. Ramamurthi, presidente do Congresso Internacional de Neurocirurgia, sugere que a
parte não utilizada do nosso cérebro se destina à exploração de um "universo interior""
Joseph Chilton Pearce, in Evolution's End
Penso que nos dias de hoje cada vez somos mais chamados a fazer "viagens" ao nosso interior para aí encontrarmos respostas, caminhos, orientações...É importante sabermos quem somos, para desenvolvermos melhor as nossas capacidades, atingindo assim um equilíbrio não só pessoal mas Universal. Há pois que utilizar o que nos é fornecido, como por exemplo a capacidade cerebral que está adormecida, para atingirmos os nossos objectivos e o autoconhecimento. Nós somos capazes de conseguir o que quisermos, desde que seja para o nosso bem e dos demais que nos rodeiam. Fomos dotados para isso.

domingo, fevereiro 18, 2007

Sobre o Tempo


"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eternidade. "
Shakespear
Penso que todos nós já sentimos essa relatividade do tempo. Sabemos o efeito que produz em nós. Pode-nos até conduzir a uma velhice precoce ou a uma juventude constante. Resta ponderar o que realmente queremos fazer deste fenómeno a que chamamos "tempo". Há tempos vi um documentário na televisão sobre este tema: o tempo. Fizeram um experiência com um indíviduo que se propôs atirar em queda livre de uma altura de 30 metros. Colocaram-lhe uma espécie de relógio no pulso, que marcava uns números que ele não conseguia ver enquanto em repouso. Quando se atirava, pelo efeito de hormonas que eram activadas pela situação em que se encontrava e olhando para o mostrador conseguia ver os números marcados nesse mostrador. Em situações de perigo é como se o tempo passasse mais devagar. Isso comprova o facto de pessoas que tiveram acidentes conseguirem aperceber-se de tantos promenores passados em fracções de segundos. Certas hormonas quando activadas são responsáveis pela maneira como o tempo passa para nós. É devido à secrecção de adrenalina, que conseguimos acordar de manhã, é nessa altura que ela atinge o seu máximo em pessoas saudáveis Uma outra experiência foi feita com um homem que esteve fechado, sem ver a luz do dia durante várias semanas, comunicando simplesmente o que ia fazendo. O curioso é que sempre tomava as refeições a horas idênticas, fazia as suas necessidades a horas idênticas, ia dormir a horas idênticas. É no fundo o nosso relógio biológico a funcionar. Todos nós sabemos que o tempo é um bem precioso. Há que utilizá-lo da melhor forma.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Disney Valentine's - Valentine

Feliz dia de S. Valentim




sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Sobre plantas



Estava a ler no outro dia um post no blog Sol de Domingo sobre plantas e lembrei-me de um pequeno excerto do livro : " A profecia Celestina, um guia experimental " de James Redfield e Carol Adrienne, que vou partilhar com vocês.

" (...) as plantas possuem poderes espantosos. Entre esses poderes conta-se a capacidade de detectar o que os seres humanos pensam- mesmo a quilómetros de distancia. (...) Num dia decisivo de 1966, um perito americano em exames com o polígrafo, Cleve Backster ligou a brincar, o seu galvanómetro ao filoendro que tinha no seu gabinete. Para ver se haveria qualquer reacção e de que tipo seria, decidiu mergulhar as suas folhas no café quente que tinha na mão. Como não houvesse qualquer reacção, começou a pensar em queimar a folha com um fósforo, o galvanómetro pareceu ter-se descontrolado. As reacções que ele viu na sua máquina, naquela noite conduziram a centenas de outras experiências que produziram provas que as plantas têm a capacidade de "pensar". As plantas normalmente sintonizadas umas com as outras, parecem controlar os movimentos dos seres humanos e dos animais no ambiente, até ao nível celular. Por exemplo, numa experiência em que um investigador destruiu propositadamente uma de duas plantas, a que sobreviveu conseguiu identificar correctamente o culpado entre seis pessoas."

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

O Elogio

" A beleza do elogio reside no facto de, quanto mais acreditamos que somos bons, melhor nos tornaremos."
Melody Beattie
Elogiemos os nossos familiares, os nossos amigos, conhecidos e até as pessoas de quem gostamos menos, isso fará delas pessoas melhores. Mas faça um elogio sincero, não o faça só porque dá jeito. Todas as pessoas têm coisas que merecem ser elogiadas. Tentem procurar a beleza que existe em cada ser, isso será bom para essas pessoas e para nós que vamos aprendendo a conviver com o lado belo da vida. É uma questão de prática e persistência, penso eu. Normalmente temos tendência a ver o lado menos agradável das coisas e isso não só faz sobrassair esse nosso lado também, como nos desgasta. Se nos esforçarmos por ir descobrindo a beleza nas pessoas, nas coisas, nas circunstâncias, nos momentos a nossa vida fica diferente. Já experimentei prender a atenção em algo belo em momentos de tristeza, irritação, ansiedade, melancolia... e acabo por me sentir muito mais em Paz e com mais força. Nada como cada um ir descobrindo os seus próprios meios para se sentir bem, mas aqui fica a sugestão. E... não nos esqueçamos de nos elogiar a nós mesmos, também merecemos!Saibamos também aceitar e agradecer qualquer elogio que mereçamos.

domingo, fevereiro 04, 2007

Tardes de Domingo

A nostalgia continua... e perdi-me por aqui na internet a recordar a infância...












sábado, fevereiro 03, 2007

Imagens da minha infância

Hoje estava sentada em frente à televisão e fui tomada por uma certa nostalgia. Olhava para o ecran e vieram-me à cabeça muitas recordações de infância, principalmente das tardes de sábado e domingo no inverno igualmente em frente ao ecran a ver alguns desenhos animados a preto e branco. Estes que aqui deixo foram alguns dos meus favoritos em criança. Nunca pensei encontrá-los por aqui. Realmente a internet é um mundo do passado do presente e do futuro.




sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Pelo Amor... pela Vida



Primeiro, leiam e, depois, vejam o filme



Para entenderem o vídeo: é o final de uma reportagem sobre um militar americano aposentado que cuidava sozinho do seu filho com paralisia cerebral, desde que foi abandonado pela esposa. Um dia, em casa, percebeu que o seu filho estava bastante atento a uma competição de Triatlon. Estava vidrado, mesmo! E prometeu que iria inscrever-se com o filho na competição chamada de " Iron Ma n ". Precisava de índice oficial para disputar a prova. Já tinha 58 anos viu -se no compromisso (assumido com o filho) de mais um pequeno sacrifício. Começou a treinar todos os dias levando consigo o próprio filho. Chegou em último lugar. Mas, desta competição, só se lembrarão desse competidor. Vale a pena prestarmos tributo.

Enviaram-me hoje este mail que aqui partilho com vocês... a força do Amor vale muito...